keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

28ª Incanto Trentino começa nesta quinta-feira e expectativa é receber mais de 10 mil visitantes

Confira a programação completa do evento

X
Siga-nos no google-news

A cultura italiana, presente em toda a cidade de Nova Trento, no Vale do Rio Tijucas, estará ainda mais presente entre seus moradores, a partir de amanhã, dia 4, quando começa a 28ª Incanto Trentino – Festa das Tradições Trentino-Italianas, que segue até o dia 7, domingo, no Centro de Eventos da cidade, anexo ao Ginásio Inácio Gullini.

As atrações já começam na Abertura Oficial da festa, com a sangria do barril, apresentação do Grupo I Pargoleti e início das competições, além do show com a Banda Vox 3.  Nos demais dias da festa a programação especial continua com apresentações de bandas típicas italianas, outros shows nacionais e competições tradicionais divididas entre o palco principal e o palco da área gastronômica. Na Sexta, dia 5, o dia é a Melhor Idade, com almoço e tarde dançante. No sábado dia 6, além de todas as atrações, haverá ainda apresentações como da banda Padre Sabattini e do Gruppo Folk Nea Tridentum.   

No domingo, dia 7, último dia da Incanto Trentino, às 10 da manhã, tem o Desfile Oficial, na Rua dos Imigrantes, com participação de famílias e grupos folclóricos, além da distribuição de polenta e vinho ao final do desfile. Ainda no domingo, às 15h ocorre a escolha da Piccola Regina, que são as realezas mirins. Elas farão uma apresentação ao público, intitulada “Un giorno di Festa”, que em português significa: Um dia de Festa. Durante a noite, será a vez de eleger a Rainhas e as Princesas adultas, que terão a missão de divulgar nos próximos meses a 29ª Incanto Trentino, que acontecerá em 2023.     

NOVIDADES

O Centro de Eventos passou por uma revitalização e ganhou uma nova estrutura para a instalação dos espaços de gastronomia e os estandes onde serão comercializados produtos coloniais. A expectativa da organização da Incanto Trentino é receber mais de 10 mil pessoas que são esperadas nos quatro dias do evento.

“Tivemos dois anos sem a nossa festa, devido à pandemia, agora queremos retomar com um ambiente novo para receber as famílias neotrentinas que sempre prestigiaram a festa desde o início e encantar os visitantes, para que conheçam a festa e a nossa cultura e voltem durante todo o ano à Nova Trento”, destacou o presidente da Comissão Organizadora da Incanto Trentino, Agostinho Orsi.

O clima italiano poderá ser sentido em todas as partes da cidade, seja nas ruas, casas ou comércios e, mais ainda, quando entrarem na festa. Tendas foram instaladas em toda a entrada e luzes cênicas coloridas, completam o visual por onde o público passará e será recepcionado pelos membros do Circolo Trentino di Nova Trento. Os organizadores garantem que o espaço proporcionará belíssimas fotos.  “Além destas atrações, preparamos muitas outras novidades para receber nossos conterrâneos e visitantes”, completa Orsi.

GASTRONOMIA

Quem visitar a 28ª Incanto Trentino, vai se sentir numa típica “Vila Italiana” ao circular pela área gastronômica da Festa. Foram construídas “casinhas” estilosas onde estarão sendo comercializadas as comidas típicas, inclusive o prato tradicional que é o Piatto Nostrano, composto por elementos do cotidiano do imigrante neotrentino, como polenta, queijo, linguiça e verduras. Haverá ainda estandes comercializando queijos, salames e geleias fabricadas por famílias do município, bem como todas as marcas de vinhos de Nova Trento e da cervejaria da cidade.  O público terá ainda várias opções de refeições, como massas, pizzas, entre outras delícias da gastronomia italiana. Além disso, várias plantas ornamentais enfeitam os espaços próximos às mesas.

“Queremos que as pessoas se sintam em casa, sejam acolhidas e experimentem nossas comidas típicas e bebidas, nossos costumes e toda a tradição que herdamos de nossos antepassados”, destacou Lilian Teresinha Spengler Dalbosco, presidente da Associação Neotrentina de Turismo – Neotur, que realizada a festa, e tem o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

HORÁRIOS E VALORES

Os ingressos custarão R$ 20,00 quinta (04), sexta (5) e no domingo (7) e no sábado, dia 6, o valor será R$ 30,00. Vale lembrar ainda que, em todos os dias da festa, durante alguns horários específicos, a entrada será livre, como na quinta-feira, dia 4, das 17h às 19h; sexta, dia 5, das 10 às 19h; sábado, dia 6, das 10 às 17h e no domingo, dia 7, das 10h às 14h. Ainda na sexta-feira, dia 5, durante o Dia da Melhor Idade, esse público terá entrada gratuita a partir das 8h.

Ainda estarão isentos do pagamento de entrada crianças de zero a 10 anos de idade e pessoas devidamente trajadas com roupas típicas italianas, além dos expositores e equipes de trabalho identificadas com crachá. A meia-entrada também será respeitada mediante comprovações, conforme regulamento nacional. (*Mais informações nas nossas redes sociais).

Fonte: Clicsc

Cultura e Lazer

Bravamall na Praia Brava reinaugura espaço de incentivo à leitura às artes

Localizada no Bravamall, loja traz títulos de diferentes segmentos e dá destaque especial para obras assinadas por autores locais e regionais

Cultura e Lazer

Zé Ramalho apresenta clássicos em show no Hard Rock Live Florianópolis neste sábado

Cantor traz repertório de sucessos da carreira de mais de quatro décadas para apresentação na Grande Florianópolis

Cultura e Lazer

Show com Sepultura e Raimundos no Hard Rock Live Florianópolis acontece em agosto

As apresentações, que inicialmente ocorreriam em fevereiro e precisaram ser adiadas por conta da pandemia

Cultura e Lazer

Arte em Florianópolis: arte e cultura na Ilha da Magia

Se você quer apreciar a arte em Florianópolis, preparamos um roteiro incrível para a sua viagem!

Mais notícias

Tempo

Municípios do Oeste de SC são atingidos por chuva de granizo

Defesa Civil informou que contabiliza os prejuízos e que distribuiu lonas para moradores