keyboard_backspace

Página Inicial

coronavirus

34% dos pacientes que tiveram Covid-19 apresentam distúrbio neurológico ou psiquiátrico

Mais de 200 mil prontuários médicos foram avaliados na pesquisa publicada na revista científica The Lancet Psychiatry

X
Pixabay/Imagem Ilustrativa

Um estudo publicado recentemente na revista científica The Lancet Psychiatry, uma das publicações médicas mais respeitadas do mundo, informa que dos 236.379 mil pacientes com diagnóstico de Covid-19 em 2020 avaliados na pesquisa, 34% deles apresentavam algum distúrbio neurológico ou psiquiátrico após seis meses da infecção.           

               A psiquiatra Julia Trindade, que atende na clínica Ancré, em Florianópolis, teve acesso ao estudo, realizado de 1º de agosto a 31 de dezembro de 2020, e destaca alguns pontos interessantes do material publicado. Para a médica, um dado que chamou atenção é de que 13% das pessoas que tiveram os prontuários médicos avaliados, foram diagnosticadas pela primeira vez com algum distúrbio e o principal foi a ansiedade.

               “A pesquisa mostra também que além do quadro de ansiedade, os pacientes foram diagnosticados ainda com transtorno de humor, uma prevalência de 15% dos pesquisados, 9% deles com transtorno por uso de substâncias e 5% foram afetados com insônia”, destaca a médica.

Outro ponto relevante, que a psiquiatra observou, é que houve um aumento de distúrbios neurológicos em pacientes pós-Covid. Casos de AVC (Acidente Vascular Cerebral), Demência e Parkinson, eram mais raros, mas se mostraram significativos, principalmente em pacientes que estiveram internados com quadro mais grave da Covid-19. Para a médica, isso pode demonstrar que o vírus da Covid-19 tenha um tropismo, ou seja, uma possível atração pelo sistema nervoso central.

“Por isso, é muito importante que pacientes que tiveram o novo coronavírus, tenham um acompanhamento, principalmente se perceberem que estão mais ansiosos ou com alguma alteração do quadro””, diz.

A médica completa dizendo que mais do que nunca é preciso cuidar do cérebro e da saúde mental.

A pesquisa completa pode ser acessada no link https://www.thelancet.com/journals/lanpsy/article/PIIS2215-0366(21)00084-5/fulltext.

Fonte: Clicsc

coronavirus

Pela segunda semana seguida, apenas uma região do estado está em nível grave

Não houve alterações de classificação em relação à matriz divulgada no último final de semana

coronavirus

1.858.967 doses contra a Covid-19 foram aplicadas no estado

O Balanço Parcial de vacinação contra a Covid-19 divulgado nesta sexta-feira, 7, aponta que o estado aplicou um total de 1.858.967 doses da vacina contra a Covid-19 na população dos grupos prioritários. Do total, 1.209.620 […]

coronavirus

Porto Belo começa a vacinar pessoas com comorbidades

Em Porto Belo a vacinação ocorre por agendamento, e o contato, a partir de agora, é feito pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde

coronavirus

SC recebe nova remessa com quase 140 mil doses de vacina contra Covid-19

É importante lembrar que todas as medidas de prevenção ao coronavírus como o uso de máscara, álcool em gel, além do distanciamento social devem ser mantidas durante a vacinação.

coronavirus

Pessoas com comorbidades podem se cadastrar para vacinação contra a COVID-19 na Secretaria de Saúde de Itapema

Para preencher, basta entrar no site da Prefeitura de Itapema (www.itapema.sc.gov.br e clicar no banner “Pré-cadastro para a vacinação contra a COVID-19”.

Mais notícias

coronavirus

Pela segunda semana seguida, apenas uma região do estado está em nível grave

Não houve alterações de classificação em relação à matriz divulgada no último final de semana

Segurança

Quatro pessoas da mesma família morrem em incêndio em SC

Quatro pessoas da mesma família morreram carbonizadas em um incêndio na manhã deste sábado (08) na cidade de São Domingos, no Oeste catarinense. A casa da família ficou destruída. Morreram no local um homem de […]