keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

X
Alan Santos/PR

Espionagem?

O Instituto formado pelas grandes empresas de Combustíveis do País, que se autodenomina Legal, segue em busca de um nome para reforçar o cartel. O salário alto é atrativo, mas o postulante ao cargo precisa ter passagem por empresas perseguidas pelo instituto e estar disposto a revelar segredos comerciais ou industriais dos antigos empregos. O presidente do Instituto, o general Theophilo, que foi assessor do ex-ministro Sérgio Moro em Brasília, sabe bem que se o funcionário contratado seguir as exigências estará, pela doutrina militar, praticando o crime de espionagem ou traição, conduta tipificada no Código Penal Militar.

Noivo de 2022

O PSD está muito mais forte. Tem o relator do Orçamento Geral; governa grandes Estados; novos mandatários. Gilberto Kassab, controlador, é o noivo eleitoral de 2022.

Informes secretos

As inteligências das PMs de Estados do Sudeste alertam a autoridades para evitar estradas no dia 7 de Setembro. Há informes de bloqueios de rodovias por caminhões.

Mineirada na Funasa

Miguel Marques, ex-presidente da CBTU em BH, é o novo presidente da Funasa, que continua nas mãos da bancada mineira. Seu padrinho é o federal Diego Andrade (PSD).

Quase golpe

Um ‘jabuti’ na PEC 32, da reforma administrativa que tramita na Câmara dos Deputados, uniu policiais e delegados e a grita conjunta deu resultados. O relator deputado Arthur Maia (PSD-BA) incluiu parágrafo que dava poderes ao diretor geral da PF de escolher delegados para investigações. Seria uma clara ingerência do Governo nos inquéritos. Ele recuou. A Coluna procurou as duas associações.

União..

“Da forma como está o texto, coloca-se dentro da reforma administrativa o controle total do Governo sobre quem vai investigar casos relacionados a questões institucionais. Isso é o início do fim da autonomia investigativa que sempre tivemos”, disse Luís Boudens, presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais. 

..faz a força

“Essa nova inclusão no texto, permitindo a distribuição de inquéritos por parte do Diretor-Geral, é um absurdo. O ocorre hoje é uma distribuição técnica, onde concorrem os delegados daquela área específica. Novamente o texto da reforma fragiliza a atuação técnica que a Polícia Federal sempre privilegiou”, cravou o presidente da Associação Nacional dos Delegados de PF, Edvandir Paiva.

Desde 2011

Um xereta procurou a ‘Tese’ escrita por Rosangela Silva, a Janja – a namorada de Lula da Silva – durante sua estadia na Escola Superior de Guerra (Rio de Janeiro) com tudo pago pela Itaipu Binacional, onde ela trabalhou em emprego pedido por ele.

Meu amor

O que chama a atenção é a dedicatória de Janja: “Ao meu namorado, que apoiou e incentivou a minha vinda para o Rio de Janeiro, mesmo sabendo das dificuldades da distância que, felizmente não atrapalhou só nos fortaleceu”. Um oficial de Marinha foi seu orientador na tese.

No hablas

O Ministério Público estadual do Rio Grande do Sul instaurou inquérito para apurar descumprimento do Governo de adotar a língua espanhola na grade curricular do ensino público, conforme lei aprovada. A denúncia é da deputada Juliana Brizola (PDT). Até o fechamento da Coluna, o Governo não se pronunciou.

Reaquecendo

Levantamento do IGet, índice que acompanha o desempenho dos setores de Varejo e Serviços, mostra que, em julho, os varejos ampliado e restrito tiveram alta de 2,3% e 3,9% ante junho, operando nos maiores níveis desde outubro de 2020.

Fonte: Clicsc

Política

Deputada Paulinha defende estudo da história das mulheres do campo e da cidade em Santa Catarina

Para a deputada Paulinha, estudar a história das Mulheres do Campo e da Cidade traz luz para o protagonismo feminino em Santa Catarina

Política

Câmara de Itajaí discute morte de animais marinhos em redes de pesca ilegais

Resultado do debate será apresentado no relatório final da audiência pública

Política

Ex-governador Raimundo Colombo recebe homenagem de vereadores de Navegantes

Câmara municipal aprovou por unanimidade moção de congratulações ao ex-governador

Mais notícias

Segurança

Família de Camboriú morre em acidente no Oeste de Santa Catarina

Colisão frontal entre dois carros foi registrada em Ponte Serrada na BR-282

Cidades

Primeira parte do alargamento da praia de BC fica pronto nesta sexta-feira

Retirada da tubulação do trecho sul e a liberação desta parte da praia para a população, está prevista para ocorrer em cerca de 10 dias