keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Ostra da culinária de Florianópolis, já provou?

Capital Nacional da Ostra, Florianópolis é responsável por quase 80% da produção nacional, é a principal atração da culinária de Florianópolis.

X
Siga-nos no google-news

Capital Nacional da Ostra, Florianópolis é responsável por quase 80% da produção nacional, é a principal atração da culinária de Florianópolis.

A ostra é produzida em diferentes países do mundo, mas no Brasil quem domina o cultivo é Santa Catarina. O litoral, com mais de 500 quilômetros de extensão, possui inúmeras baías e enseadas que são ambientes propícios para moluscos.

Fonte: Divulgação

Florianópolis é responsável por quase 80% da produção nacional e é considerada a Capital Nacional da Ostra. Há até uma festa específica para ela na cidade: a Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra).

A presença do molusco na capital catarinense é milenar. O Homem do Sambaqui, povo caçador, coletor e pescador que viveu aqui desde, no mínimo, 5.000 A.C., já se alimentava de ostras.

Nos sambaquis, que são os montes de conchas deixados por esses povos, é possível encontrar conchas do molusco. Há vários deles pela ilha.

As ostras de Florianópolis também constam no diário do viajante francês Antoine-Joseph Pernety, que esteve em expedição por aqui por volta de 1760. “Não se comem mais gordas e melhores em França”, escreveu o francês sobre elas.

A qualidade da produção do molusco aqui no Estado acabou se tornando uma marca. As “Ostras de Santa Catarina” e as “Ostras de Florianópolis” são reconhecidas nacionalmente, fruto de um trabalho que dura mais de 40 anos.

O cultivo no Estado foi auxiliado, a partir dos anos 1980, pelo poder público e por entidades como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a partir de pesquisas e criação de laboratórios para cultivo e estudo.

De onde vem a fama?

Essa fama toda tem uma razão de ser. Santa Catarina é o único Estado produtor que faz análises rigorosas da qualidade dos moluscos.

Eles passam por observações sensoriais, verificação de indicadores de frescor e exames em laboratório, que verificam a qualidade da água e, consequentemente, das ostras, bem como a presença de toxinas nocivas e parasitas.

O procedimento é necessário para que elas recebam os selos de inspeção municipal, estadual e federal.

Além disso, cada produtor precisa contratar um laboratório próprio para confrontar as análises feitas pelo município ou pelo Estado.

Principais locais de cultivo

O lugar mais propício para criação de ostras é em baías, por causa do encontro da água do mar com a água doce. Em Florianópolis, os bairros Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, aos arredores da baía Norte, e o bairro de Ribeirão da Ilha, ao redor da baía Sul da ilha, são famosos pelo cultivo do molusco.

Alguns restaurantes da região possuem sua própria fazenda marinha e são famosos por conta disso. No Ribeirão da Ilha há, inclusive, uma rota chamada Caminho das Ostras. Trata-se da Rodovia Baldicero Filomeno, com dezenas de opções de restaurantes espalhados pelos 20 quilômetros de extensão.

Se a variedade de restaurantes é grande, maior ainda é a de pratos. É possível experimentar ostra in natura, ao bafo, gratinada, com vinagrete, com mel, limão e cachaça, em risoto, no pastelzinho, no espetinho e quantas outras formas a criatividade dos bares e restaurantes permitir. O jeito é degustar para ver qual mais lhe agrada.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Karoline
Karoline Moura
Karoline Moura é formada em Design pela PUC PR, Social Media e Copywriting de ecoturismo, atua tanto em empresas de viagens e turismo, como editora no portal ClicSC.
Cultura e Lazer

Fort Atacadista realiza ação de Páscoa neste sábado (19)

Evento gratuito contará com presença do Coelhinho, atividades infantis e decoração especial nas lojas participantes

Cultura e Lazer

Fort Atacadista promove Dia da Família em Penha neste sábado (29)

Evento que antecede inauguração da primeira unidade da rede na cidade catarinense contará com atividades gratuitas e muita diversão para toda a família

Cultura e Lazer

Instituto Playing For Change leva a cultura brasileira ao Impact Awards, em Miami

Jovens do Instituto se apresentaram no evento, que celebrou a arte como ferramenta de transformação social e premiou a artista Anitta

Cultura e Lazer

Fort Atacadista enaltece a cultura manezinha no aniversário de Florianópolis

Projeto Cultura Mané, patrocinado pela rede atacadista, será neste domingo, dia 23 de março

Cultura e Lazer

Artista visual Diego dos Santos apresenta exposição “Vinho Novo” em Florianópolis

Exposição ficará disponível até o dia 7 de abril no Top Market

Mais notícias

Empregos

Grupo Pereira promove semana de contratação exclusiva para pessoas com mais de 50 anos

Somente no estado de Santa Catarina são mais de 1.200 vagas abertas nas 52 unidades de negócio do grupo, incluindo oportunidades nas lojas Fort Atacadista, Comper e Farmácia SempreFort; inscrições são válidas de 28 de abril a 3 de maio