Ampliar a oferta de ônibus intermunicipais, melhorar o serviço e reduzir a tarifa são os principais objetivos de projeto de lei que avança na Assembleia Legislativa. A matéria é assinada pelos deputados Coronel Mocellin e Jerry Comper.
A Comissão de Segurança Pública da Casa aprovou, essa semana, o parecer favorável ao PL, que reduz as exigências para a renovação do registro de empresas de transporte rodoviário intermunicipal junto ao governo estadual.
A matéria segue para análise da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano.
O objetivo dos autores é retirar da lei a obrigatoriedade da comprovação de frota mínima e idades máximas dos ônibus para fins de obtenção de registro.
Para o Coronel Mocellin, essas exigências favorecem apenas as grandes empresas e contrariam os princípios da livre concorrência e da livre iniciativa. “Com o fim dessas obrigações mais empresas poderão explorar o serviço de transporte de passageiros, oferecendo melhor serviço e menor preço aos usuários”, destacou.
Segundo o projeto para garantir a segurança os ônibus com mais de 15 anos precisarão apresentar, a cada semestre, certificado de inspeção veicular emitido por entidade credenciada.
Os demais veículos devem ser inspecionados anualmente.