Sofreu queimaduras após um dia de praia? A dermatologista de Florianópolis, Carol Berger explica alguns cuidados que irão te ajudar no tratamento.
Exagerar na exposição solar e deixar o protetor de lado é uma combinação que pode prejudicar gravemente a pele durante o verão e causar noites mal dormidas. O resultado pode ser desde incômodos leves a queimaduras mais graves, com bolhas e descamação da pele.
Para começar 2023 sem errar quando for se refrescar na praia ou na piscina, a dermatologista de Florianópolis, Carol Berger, recomenda o que se deve fazer quando tomar aquela “torrada” no sol.
1. Hidratação
A dermatologista explica que as queimaduras podem variam com o tempo de exposição ao sol e a gravidade. Quando a pele fica dolorida, é identificada como queimadura de 1º grau.
Os produtos aplicados na pele devem ser dermatologicamente testados, já que a pele vai estar muito irritada e sensível e substâncias caseiras podem acabar piorando o processo.
2. Analgésico
Se a dor for muito intensa, o paciente pode utilizar analgésico ou anti-inflamatório simples para aliviar a dor da queimadura, como o paracetamol ou a aspirina. Mas é importante verificar se não há nenhuma alergia quanto a esses medicamentos.
3. Beber muita água
Quem toma um “torrão” pode ter também uma desidratação causada pela exposição prolongada. Assim, é preciso repor a perda de líquidos e beber muita água, o que ajuda também a reduzir a temperatura corporal.
4. Compressas geladas
A dor intensa pode ser diminuída com compressas geladas. Pode-se aplicar gazes ou toalhas umedecidas em água ou soro fisiológico na parte do corpo afetada. A indicação é que seja por de torno de 15 minutos.
Também é possível usar chá concentrado de camomila (dois saquinhos para 200 ml de água) gelado. A aplicação pode ser feita com algodão, três vezes ao dia.
5. Evitar arrancar a pele
Após uma queimadura solar, a pele pode descascar porque está eliminando células mortas de forma mais precoce, afirma a dermatologista. A orientação de mantém: sempre hidratar e evitar arrancar as casaquinhas. “Deixe que a pele descame de forma natural e progressiva.”
Qual é a quantidade adequada de protetor solar?
É importante aplicar o filtro solar meia hora antes da exposição, mas quantidade de protetor solar para aplicar na pele costuma confundir as pessoas. Afinal, quanto usar?
“Nós recomendamos, em média, a quantidade equivalente a uma colher de chá para o rosto e três colheres de sopa para o corpo. Lembrando sempre que deve ser um fator 30 ou maior. Nas peles mais claras, deve-se usar um protetor 50 pelo menos, por que há mais riscos de queimaduras, devendo ser reaplicado de duas em duas horas. Em caso de entrada no mar o na piscina, ou suor intenso, deve-se aplicar antes”, completa Carol Berger.
Karoline Moura é formada em Design pela PUC PR, Social Media e Copywriting de ecoturismo, atua tanto em empresas de viagens e turismo, como editora no portal ClicSC.
Toasts de salmão, cheesecake de limoncello e cookie pie de pistache estão entre as estreias do menu da doceria que é sucesso no centro da capital catarinense; a casa também já está aceitando encomendas para o Natal
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade