Na tarde desta quinta-feira (2), a Receita Federal e a Polícia Militar realizaram uma operação em lojas especializadas em eletrônicos em Chapecó/SC com o objetivo de localizar mercadorias com suspeita de descaminho, ou seja, sem nota fiscal ou outro documento que comprovasse sua regularidade.
A investigação começou com informações de que lojas na área central do município estariam vendendo aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets, computadores e relógios, todos de origem estrangeira e sem comprovação de importação regular.
Marcelo Holstak, delegado adjunto e auditor fiscal da RF, explicou que foi realizado um estudo prévio e que várias empresas tinham a saída da mercadoria, mas não tinham registro de importação regular. Durante a operação, muitos smartphones foram retidos, pois são alvos comuns de descaminho.
Uma motocicleta Biz foi apreendida na operação, suspeita de estar sendo usada no crime de descaminho, pois estava com vários celulares escondidos debaixo do banco.
Todos os objetos foram lacrados em malotes e levados para o Batalhão da Polícia Militar, em Chapecó. Segundo Holstak, será marcada uma audiência com os proprietários das mercadorias para apresentar a documentação dos eletrônicos. Caso não seja apresentada a documentação, os objetos serão apreendidos.
A prática de descaminho é considerada crime e pode resultar em reclusão de até quatro anos. O nome das lojas, bem como a quantidade de estabelecimentos que receberam a operação, não foram divulgados pelas autoridades.