keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Em SC casos de leptospirose aumentam e mortes chegam a 40%

Houve um aumento de 27% nos casos, passando de 152 em 2021 para 187 em 2022

leptospirose X
Foto: Eu médico residente/Divulgação
Siga-nos no google-news

Entre 2021 e 2023, o Estado de Santa Catarina registrou um aumento significativo no número de mortes e casos de leptospirose, segundo dados da Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina). 

Houve um aumento de 27% nos casos, passando de 152 em 2021 para 187 em 2022. O número de mortes subiu 40%, de 10 em 2021 para 14 em 2022. Em 2023, até o momento, foram confirmados 23 casos e três mortes nas cidades de Concórdia, Itapoá e Joinville.

O Ministério da Saúde enfatiza que medidas relacionadas ao meio ambiente, como obras de saneamento básico, combate aos ratos e melhorias nas habitações humanas, são necessárias para controlar a leptospirose.

A doença é causada pela bactéria Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais, e é transmitida principalmente durante enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem ser infectados e transmitir a doença ao ser humano.

Os sintomas mais comuns são semelhantes aos de outras doenças, como gripe e dengue, incluindo febre, dor de cabeça e dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas, além de vômitos, diarreia e tosse.

Em casos graves, podem ocorrer icterícia, hemorragias, meningite, insuficiência renal, hepática e respiratória, que podem levar à morte. Durante enchentes e inundações, a urina de ratos presente em esgotos e bueiros se mistura com a enxurrada e a lama, aumentando a disseminação da doença. 

Pessoas que tiverem contato com água ou lama contaminadas, bem como veterinários e tratadores de animais, podem adquirir a doença.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Natalía
Natalía Minich
Segurança

Homem sofre ferimentos graves em acidente com empilhadeira no Oeste de SC

Vítima de 64 anos foi transportada de helicóptero ao hospital

Segurança

Integrantes de facção criminosa são condenados por homicídios em Joinville

Acusados participaram de uma ação coordenada que resultou na morte de dois afiliados de facção rival.

Mais notícias

Artigo

Opinião: sonegação fiscal e lavagem de dinheiro

Advogado criminalista Alexandre Salum Pinto da Luz, de Florianópolis (SC), assina artigo sobre sonegação fiscal e lavagem de dinheiro

Tempo

59 oportunidades de emprego são divulgadas pela Arteris

Vagas estão distribuídas em quatro estados