Nesta quarta-feira (22), policiais civis estão cumprindo cinco mandados de busca e apreensão contra suspeitos de roubo de cargas valiosas em Santa Catarina, como parte da Operação Kodiak.
A ação resultou no confisco de vários bens do grupo criminoso, incluindo imóveis, carros de luxo, ativos financeiros e até uma aeronave. A polícia apreendeu uma arma de fogo durante a operação. Os mandados estão sendo cumpridos em Balneário Camboriú, no Litoral Norte, e Palhoça, na Grande Florianópolis.
Embora a corporação não tenha divulgado os nomes dos investigados, a operação Kodiak foi lançada após a conclusão de um inquérito da Delegacia de Furtos e Roubo de Cargas (DFRC) que investigou fraudes relacionadas ao roubo de cargas, especialmente de salmão.
Entre os crimes investigados estavam fraude na emissão de notas fiscais, falsidade ideológica, associação criminosa e receptação qualificada.
Segundo a polícia, os suspeitos adquiriram bens de alto valor em nome de terceiros sem recursos financeiros, criando camadas de distanciamento desses bens e usando empresas para ocultar os valores obtidos por meio da atividade criminosa, caracterizando a lavagem de dinheiro.
Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas