Nesta quinta-feira (23), o litoral catarinense foi atingido por chuvas intensas e volumosas em curto intervalo de tempo, principalmente nas regiões do Baixo Vale do Itajaí e no Extremo Sul do estado. Os acumulados de chuva ultrapassaram os 100 mm, com as cidades mais afetadas sendo Timbé do Sul, Itapema, Camboriú, Porto Belo, Itajaí e Ilhota. Diversas ocorrências foram registradas, como alagamentos generalizados, enxurradas e deslizamentos de terra, como relatado no grupo dos COREDECS por imagens e vídeos.
Um sistema de alta pressão foi o responsável por manter os ventos úmidos sendo deslocados do oceano em direção à costa de Santa Catarina, juntamente com o relevo e as instabilidades atmosféricas, fatores fundamentais para a intensificação das chuvas na região do Baixo Vale do Itajaí, em especial nas cidades de Itajaí e Itapema, onde os acumulados de chuva ultrapassaram os 130 mm em 6 horas.
Apesar dos modelos meteorológicos terem identificado a condição de chuva, os acumulados foram subestimados. Na manhã de quarta-feira (22), foi emitido um Aviso Meteorológico indicando risco baixo a moderado para ocorrências associadas a temporais e chuva pontualmente intensa. Mais próximo aos eventos, as chuvas volumosas foram detectadas pelos radares e estações meteorológicas, e os alertas de risco de temporais, alagamentos, enxurradas e deslizamentos foram emitidos para a população.
Nas próximas horas, ainda há condições para pancadas de chuva na região, que podem ocorrer na forma de temporais isolados acompanhados de chuva pontualmente intensa, principalmente entre o final da tarde e na noite desta quinta-feira (23).
Fonte: Clicsc
Tags:
Sobre o autor:
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Loja liderada pela confeiteira Júlia Cherem, no centro de Florianópolis, inova nos sabores com ovos de colher de pistache com frutas vermelhas e de cookies com nutella e chocolate belga
O Bella Fashion Tour, organizado pela Bella Hub de Talentos, realiza edição inédita em Rivera, no Uruguai, na fronteira com Santana do Livramento (RS); inscrições limitadas estão abertas para jovens artistas de cidades gaúchas vizinhas à região fronteiriça