keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Bebê morre de meningite bacteriana em SC e é segunda vítima da doença 

A criança chegou a ser vacinada, no entanto foi infectada por outra bactéria que evoluiu para um quadro de meningite

meningite bebê X
Foto: Reprodução/EBC
Siga-nos no google-news

Mais uma morte por meningite bacteriana foi registrada em Santa Catarina. Desta vez, um bebê de seis meses que estava internado no Hospital São Francisco, em Concórdia, no Oeste do Estado, foi a vítima. A informação foi confirmada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica catarinense (Dive) nesta quinta-feira (23).

A criança havia recebido a vacina meningocócica C (conjugada), oferecida pela rede pública, que protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C, a mais comum no país. No entanto, a criança foi infectada por outra bactéria que evoluiu para um quadro de meningite e que não estava contemplada pelo imunizante aplicado.

O município de Concórdia ainda tem outro bebê de dois meses sob suspeita de enfrentar a doença no mesmo hospital, e os resultados dos exames do Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen-SC) são aguardados para confirmar a suspeita.

O Hospital São Francisco comunicou que a prestação de informações sobre casos de meningite é de responsabilidade das autoridades de vigilância epidemiológica.

Este é o segundo caso de meningite bacteriana em Santa Catarina neste ano, apesar de ambos os pacientes terem completado o esquema vacinal contra a doença. Em fevereiro, uma menina de 11 anos morreu em um hospital de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, também por uma cepa diferente da doença.

A Dive reforça que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a meningite, mas que nem todas as cepas da doença estão contempladas pelo imunizante. É importante ficar atento aos sintomas, como febre alta, dor de cabeça intensa, vômitos, rigidez no pescoço, entre outros, e procurar atendimento médico imediatamente em caso de suspeita.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Saúde

Médica catarinense é pioneira no mundo no uso de células-tronco para tratar calvície e doenças capilares

Com abordagem inovadora, tratamento oferece resultados naturais e seguros em casos de alopecia e outras condições do couro cabeludo

Saúde

Após dois mandatos na ACM, Ademar Paes Junior é candidato à presidência da Unimed Grande Florianópolis

As eleições na entidade serão realizadas no dia 25 deste mês por sistema remoto e vão mobilizar 1,9 mil médicos que atuam na região; “tecnologia será aliada na nossa gestão”, aponta

Grande Florianópolis, Saúde

Inovação na saúde: médicos catarinenses trazem solução definitiva para o suor excessivo

Grupo CirTor traz a Santa Catarina o procedimento não cirúrgico mais avançado no mundo 

Saúde

Unidade Básica de Saúde Morretes II realiza mutirão de vacinação neste sábado

Ação ocorre das 8h às 16h45 na unidade, localizada na Rua 406 H1

Saúde

Luciano Hang passa por cateterismo e alerta sobre saúde preventiva

Empresário realizou procedimento no coração sem apresentar sintomas

Mais notícias

Saúde

Médica catarinense é pioneira no mundo no uso de células-tronco para tratar calvície e doenças capilares

Com abordagem inovadora, tratamento oferece resultados naturais e seguros em casos de alopecia e outras condições do couro cabeludo

Eventos

Músicos de Santa Catarina participam do Conexão Autoral

Projeto promovido pelo produtor musical Márcio Pimenta, com apoio do Mundial Rock, conecta artistas da Grande Florianópolis que apostam na música autoral