keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Ciclone avança rápido para SC e Defesa Civil emite alerta

No final da noite de sexta, o vento virará para a direção Sul com rajadas que devem superar os 65 km/h nas áreas próximas da costa catarinense

chuva temporal X
Foto: Ilustrativa/Reprodução
Siga-nos no google-news

Nesta sexta-feira (31), um ciclone extratropical se formou no Rio Grande do Sul e está se movendo em direção a Santa Catarina junto com uma frente fria. A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta para possíveis danos em todas as regiões de Santa Catarina, pois as chuvas fortes, com alto potencial de tempestades severas, começaram na Campanha Gaúcha no início do dia e se espalharão por Santa Catarina entre o final da manhã e a tarde.

Segundo a Defesa Civil de SC, o ciclone extratropical deve causar tempestades em todas as regiões do Estado, começando pelas áreas próximas ao Rio Grande do Sul, no Extremo-Oeste, e se espalhando para as outras regiões até a noite. A meteorologista da Defesa Civil, Francine Sacco, afirma que a frente fria, que chegará no início da tarde, deve trazer muito vento, com indicativos de rajadas intensas, granizo e raios.

Há risco moderado de danos nas áreas em amarelo e alto nas áreas em laranja do mapa, como destelhamentos, quedas de árvores e alagamentos. No final da noite de sexta, o vento virará para a direção Sul com rajadas que devem superar os 65 km/h nas áreas próximas da costa catarinense, deixando o mar agitado em todo o litoral e com risco de ressaca.

ciclone
Foto: Reprodução/Defesa Civil

No sábado, dia 1º de abril, o sistema frontal, composto pelo ciclone e a frente fria, se moverá em direção à costa do Sudeste e, até domingo, dia 2, atingirá São Paulo e Rio de Janeiro, causando chuva forte, especialmente à tarde, ventania e aumento significativo do nível do mar, além de queda de temperatura.

Os meteorologistas destacam que as temperaturas cairão no centro-sul do país no domingo devido à entrada da massa de ar frio que vem na retaguarda do sistema frontal. Os ciclones extratropicais são fenômenos que ocorrem nas zonas temperadas do planeta e, no Brasil, afetam a região Sul do país. Eles se formam quando há diferenças na temperatura do ar, direção e velocidade dos ventos em uma pequena região ou camada atmosférica, criando uma área de baixa pressão atmosférica.

O ciclone bomba é um fenômeno meteorológico caracterizado por um ciclone extratropical intenso com ventos muito fortes, que pode causar danos materiais significativos. Esse tipo de ciclone se forma quando uma massa de ar muito frio encontra uma massa de ar quente, criando um sistema de baixa pressão. A rápida queda de pressão atmosférica que ocorre no centro do ciclone causa um “efeito bomba”, gerando ventos cada vez mais fortes. O nome foi dado por Fred Sanders, professor do MIT, devido à sua capacidade de causar grande destruição em um curto espaço de tempo, como a explosão de uma bomba.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Natalía
Natalía Minich
Tempo

59 oportunidades de emprego são divulgadas pela Arteris

Vagas estão distribuídas em quatro estados

Tempo

Em 63 anos, inverno de 2024 é o segundo mais quente

Dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Tempo

Frente fria traz chuva e temperaturas baixas para SC na última semana de inverno

Chuva persistente e clima ameno marcam a transição para a primavera

Tempo

Alerta para onda de calor em SC! Domingo pode registrar até 40ºC

Até a próxima quinta-feira (12) as temperaturas ficarão altas e com baixa umidade do ar

Tempo

Chuva preta pode atingir o Sul do Brasil nos próximos dias

Fenômeno causado por queimadas afeta agricultura e saúde

Mais notícias

Artigo

Opinião: sonegação fiscal e lavagem de dinheiro

Advogado criminalista Alexandre Salum Pinto da Luz, de Florianópolis (SC), assina artigo sobre sonegação fiscal e lavagem de dinheiro

Tempo

59 oportunidades de emprego são divulgadas pela Arteris

Vagas estão distribuídas em quatro estados