No dia de hoje, sexta-feira (31), o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) realizou uma operação em decorrência de uma investigação que identificou um grupo criminoso responsável por subtrair diversas cargas em Itajaí e Balneário Piçarras.
Inicialmente, as investigações indicavam que o grupo criminoso era responsável pela subtração de duas cargas de fios têxteis, uma carga de tecido e outra de produtos importados. Alguns membros do mesmo bando também roubaram várias cargas de polietileno de uma empresa.
Após a primeira fase da operação, a equipe de investigação da DFRC/DEIC analisou minuciosamente os objetos/documentos apreendidos, o que permitiu identificar a conduta dos criminosos individualmente e identificar outros crimes e delinquentes envolvidos.
Entre os crimes, foi constatada a autoria na subtração de uma carga de carne de frango para exportação, ocorrida em Gaspar em junho de 2022. A carga, juntamente com o semirreboque roubado, foi apreendida no dia seguinte enquanto era transportada por um caminhão pertencente ao bando. Na ocasião, os criminosos simularam um roubo com o motorista mantido em cativeiro e liberado apenas na manhã seguinte.
As investigações apontaram a participação de várias pessoas no crime, incluindo o motorista. Com as investigações conduzidas pela DFRC/DEIC e após representação da Autoridade Policial, foram emitidos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão.
Nesta manhã de sexta-feira (31), a DFRC/DEIC, com o apoio da SIC/ITAJAÍ e DIC/ITAJAÍ, cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva. No entanto, o líder do bando ainda está foragido, e as diligências continuam em andamento para localizá-lo e prendê-lo.