A Secretaria de Saúde de Chapecó confirmou nesta segunda-feira (10) um caso de raiva em um morcego encontrado em uma residência no bairro São Cristóvão. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Lilian Galão, explicou que a secretaria realiza periodicamente o monitoramento de casos de raiva em mamíferos na região.
Para evitar a propagação da doença, a Secretaria de Saúde realizou um bloqueio num raio de 300 metros ao redor da residência onde o morcego foi encontrado. Todos os animais da área deverão ser vacinados para prevenir a transmissão da raiva.
“A raiva é uma doença contagiosa, que pode ser transmitida por mordida ou aranhão, podendo causar encefalite, que é uma inflamação no cérebro, podendo ser fatal. Por isso é importante manter sempre em dia a vacinação de seus pets”, recomendou Lilian.
A raiva é uma doença viral que afeta o sistema nervoso central e pode ser transmitida para animais e humanos. É comum em animais silvestres, como morcegos, e pode ser transmitida para animais domésticos, como cachorros e gatos, que podem então transmitir a doença para humanos. A vacinação de animais de estimação é fundamental para prevenir a disseminação da doença.