keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Jorginho Mello anuncia polícia armada em todas as escolas de SC

A medida deverá ser implementada em até 60 dias

image X
Siga-nos no google-news

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), anunciou nesta segunda-feira (10) que todas as escolas públicas estaduais do estado terão um policial armado em suas dependências. A medida, que deverá ser implementada em até 60 dias, tem como objetivo garantir a segurança dos alunos e professores.

Serão contratados policiais militares, civis e bombeiros da reserva para atuar nas escolas, com um custo anual previsto em R$ 70 milhões. O anúncio foi feito em resposta ao ataque na creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, que resultou na morte de cinco crianças na última semana.

O governador explicou que serão chamados policiais aposentados, que têm experiência e credibilidade, para trabalhar nas escolas. Cada unidade de ensino terá um profissional fardado e armado dentro de suas instalações.

Ao ser questionado sobre a colaboração das prefeituras nessa medida, Jorginho afirmou que cada município é responsável pela gestão de suas próprias escolas e creches, mas que haverá colaboração para garantir a segurança de todos.

Desde o ataque em Saudades, ocorrido no ano passado, o governo havia anunciado a colocação de vigilantes em mais de mil unidades estaduais, mas a iniciativa nunca foi discutida com a categoria. Agora, após o ocorrido em Blumenau, a discussão sobre segurança nas escolas voltou à tona.

Em Blumenau, a prefeitura está discutindo a possibilidade de contratar policiais militares da reserva ou bombeiros para atuar nas 128 unidades de educação estadual. Caso isso não seja possível, a prefeitura irá agilizar a contratação de segurança privada e armada.

Já em Florianópolis, as escolas e creches da rede municipal passarão a ter a segurança feita por pelo menos um agente da Guarda Municipal a partir desta segunda-feira (10). Os agentes chegarão nas unidades antes da abertura, farão vistorias nos ambientes internos, acompanharão a entrada dos alunos e farão rondas nos arredores.

O anúncio da medida de segurança em Santa Catarina ocorre em meio a um debate nacional sobre o tema. Em março deste ano, o Senado Federal aprovou um projeto de lei que prevê a presença de policiais e guardas municipais nas escolas públicas. A proposta aguarda votação na Câmara dos Deputados.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Segurança

Motorista morre em grave acidente entre carretas na BR-282 em SC

Um grave acidente envolvendo duas carretas matou um motorista na tarde desta segunda-feira (17) na BR-282, entre Alfredo Wagner e Bom Retiro, em Santa Catarina. O Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) e o SAMU foram […]

Segurança

Corpo de turista argentino desaparecido é encontrado em SC

Federico Bruni estava às margens de um rio em São Bonifácio

Segurança

Queda de avião na Filadélfia matou os seis ocupantes, diz prefeitura

Vítimas eram mexicanas; aeronave caiu minutos após a decolagem

Mais notícias

Eventos

Músicos de Santa Catarina participam do Conexão Autoral

Projeto promovido pelo produtor musical Márcio Pimenta, com apoio do Mundial Rock, conecta artistas da Grande Florianópolis que apostam na música autoral