Uma tragédia ocorreu em Blumenau, Santa Catarina, no último domingo (23). Uma mulher grávida sofreu uma parada respiratória e precisou de um parto de emergência para salvar o bebê. Infelizmente, a mãe não resistiu e faleceu no local. Os socorristas do Corpo de Bombeiros Militar e do Samu foram chamados para ajudar na ocorrência.
Ao chegarem ao bairro Testo Salto, as equipes de resgate encontraram a paciente já em parada cardíaca há cerca de 30 minutos. Os profissionais tentaram reanimá-la sem sucesso, e o médico decidiu fazer a cesariana para aumentar as chances de vida da gestante e do bebê. O parto foi feito fora de um ambiente hospitalar, o que trouxe mais desafios à equipe.
Após o parto, a equipe de socorristas percebeu que o recém-nascido também estava em parada cardíaca e precisou realizar manobras de reanimação cardiopulmonar. A criança teve os batimentos cardíacos restabelecidos e foi encaminhada para o Hospital Santo Antônio pelo Samu, juntamente com o pai do bebê, que acompanhou todo o atendimento. Segundo informações dos socorristas, o recém-nascido segue estável na UTI.
A enfermeira Thatiany Uliano, que esteve envolvida no atendimento, relatou que foi uma ocorrência gravíssima e de alta complexidade, mas a sinergia entre as equipes foi incrível e o sentimento de retirar a criança em PCR (Parada Cardiorrespiratória) e sentir os batimentos cardíacos do recém-nascido após cada esforço empenhado foi indescritível. Ela agradeceu a oportunidade de estar sempre em treinamento.
Testemunhas relataram que a mulher não teve problemas durante a gestação. A Polícia Militar esteve no local junto com o Instituto Geral de Perícia, que deve apurar as causas da morte da mãe.