A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira (5), que a pandemia de Covid-19 está terminada. Com isso a Organização encerrou o decreto de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) que estava em vigor desde 30 de janeiro de 2020. Conforme dados da OMS, no período de pouco mais de 3 anos, o mundo registrou 765 milhões de casos da doença e 6,9 milhões de mortes.
O fim da pandemia, foi decretado em pronunciamento pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, nesta sexta-feira (5), no momento em que ele abria a reunião de especialistas que decidiriam sobre a continuidade ou não do decreto. Tedros Adhanom se referiu a esse marco como momento de “virar a página”.
“Por mais de um ano, a pandemia está em tendência de queda, com a imunidade da população aumentando devido à vacinação e infecção. A diminuição da mortalidade e a pressão sobre os sistemas de saúde nesta tendência permitiram que a maioria dos países voltasse à vida como a conhecíamos antes da Covid-19”, afirmou.
O chefe da OMS ressaltou, porém, que isso não significa que a Covid-19 tenha deixado de ser uma ameaça global, e que o Regulamento Sanitário Internacional é o instrumento para o desenvolvimento de ações permanentes de como gerenciar a Covid-19 de forma contínua.