No último domingo (7), um bebê de apenas 16 dias de vida faleceu após se engasgar com leite materno em Araranguá, região sul de Santa Catarina. A criança sofreu uma parada cardiorrespiratória e foi prontamente socorrida pelos bombeiros e profissionais do Samu, mas acabou não resistindo.
As equipes dos bombeiros foram acionadas por volta das 7h45min para atender a parada cardiorrespiratória do recém-nascido. O Samu deu apoio para tentar reanimar a criança, porém sem sucesso. Após ser levado ao Hospital Regional de Araranguá e mais 40 minutos de reanimação, o óbito foi constatado.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), casos como este são comuns, mas muitas vezes podem ser evitados através de práticas para desobstruir as vias aéreas da criança. É comum que bebês se engasguem com alimentos, leite ou até objetos aspirados sem querer, mas os adultos podem ajudar a evitar uma tragédia ao seguir um passo a passo para desobstruir as vias aéreas da criança.
O CBMSC reforça a importância de se manter calmo nessas situações e seguir os procedimentos corretos para desobstruir as vias aéreas da criança. Mesmo após realizar a manobra corretamente, é indicado acionar as equipes de socorro, dos bombeiros ou do Samu, para verificar a condição da criança.