Na manhã de terça-feira (9), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), realizou uma operação para fiscalizar uma empresa que importa fumo de narguilé em Biguaçu, na Grande Florianópolis. O objetivo da ação foi averiguar uma série de denúncias de possíveis irregularidades que foram enviadas para à Anvisa.
A operação foi batizada de´’ Rota da Fumaça’ e apreendeu uma grande quantidade de produtos fumígeno (fumo para narguilé) de diversas marcas como Zomo, Nay, FDC e Desval, todos sem regularização junto à Agência.
Também foram encontrados produtos regularizados, no entanto com dados de localização do fabricante diferentes das informações fornecidas no processo de regularização. Durante a operação, a Receita Federal, também apreendeu cerca de 1,3 milhão de caixas de fumo para narguilé, o que correspondeu a todo o estoque do produto armazenado na empresa, totalizando mais de R$ 10 milhões em mercadorias objeto de descaminho.
Além disso, a ação identificou uma ampla quantidade de brindes promocionais nas instalações fiscalizadas, caracterizando material de propaganda, o que é proibido no Brasil para produtos fumígenos, de acordo com normas da Anvisa.