A Justiça de São Paulo decidiu que o menino de dois anos de São José, que ficou desaparecido por nove dias e foi encontrado em São Paulo com um casal, deve retornar para Santa Catarina na próxima segunda-feira (15). O Tribunal de Justiça de Santa Catarina informou que ele ficará em um abrigo de São José, enquanto os avós maternos pedem a guarda. A promotoria ainda não se pronunciou sobre o pedido.
O Governo de Santa Catarina já está preparado para o traslado da criança, disponibilizando um avião e psicólogos para auxiliar na viagem e na adaptação ao ambiente. Para garantir que a transferência ocorra da melhor forma possível, uma Oficial da Infância e da Juventude, com experiência em situações semelhantes, acompanhará o menino. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina enfatizou que o processo será mantido em sigilo.
Relembre o caso
O menino ficou desaparecido por nove dias. O caso veio à tona após a avó da criança comunicar o fato para a Polícia Civil. Durante buscas, ele foi encontrado pela Polícia Civil em Tatuapé, em São Paulo, junto com um casal. A mãe do menino desaparecido confessou que entregou a criança após o casal insistir por anos.
Segundo a delegada da DPCAMI de São José, a mãe conheceu o homem, que seria o aliciador, em um grupo de gestante nas redes. O casal que estava com a criança foi preso em flagrante por tráfico de pessoas, e as motivações da mãe ainda estão sendo investigadas.