keyboard_backspace

Página Inicial

Animal

Florianópolis: ventania acelera safra de tainhas

A pesca desses peixes é permitida até o dia 31 de julho

X
Foto: Videomonitoramento
Siga-nos no google-news

A frente fria associada a um ciclone extratropical que atinge Florianópolis nesta quinta-feira (13) trouxe consigo fortes ventos e baixas temperaturas, mas também favoreceu o surgimento de tainhas, muito apreciadas pelos pescadores da região.

O fenômeno climático que sacudiu todas as regiões de Florianópolis teve um efeito colateral bem-vindo. Segundo Adriano Weickert, subsecretário da Pesca, Maricultura e Agricultura da cidade, as temperaturas mais baixas incentivam o aparecimento de tainhas, peixes muito procurados durante sua safra.

“O frio favorece o aparecimento da tainha, mas a velocidade da corrente marítima também é um fator crucial”, explicou Weickert.

O dia, apesar das condições climáticas adversas, mostrou-se bastante produtivo para os pescadores. Um vídeo publicado pela central de videomonitoramento exibiu uma grande captura de tainhas no Pântano do Sul, em Florianópolis.

Essa relação entre as baixas temperaturas e a presença de tainhas é respaldada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO). Segundo o instituto, a migração reprodutiva das tainhas ocorre entre o fim do outono e o período do inverno.

Nessa época, os cardumes de tainhas aproveitam as correntes marítimas trazidas pelas frentes frias para migrarem dos estuários do sul do Brasil, Uruguai e Argentina, com o objetivo de desovar em águas marinhas costeiras mais quentes.

Vale destacar que a pesca desses peixes é permitida até o dia 31 de julho em Florianópolis, proporcionando um período adicional de atividade para os pescadores locais, mesmo em condições climáticas desafiadoras.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Animal

Escola de cães-guias em Balneário Camboriú busca por voluntários socializadores

Período de socialização tem a duração de 15 a 18 meses e os socializadores receberão orientações e suporte da Escola Helen Keller

Animal

Vivapark Porto Belo terá Feira de Adoção neste sábado (04)

Ação tem como objetivo encontrar novos lares para animais resgatados de situação de rua ou maus tratos

Animal

Dia Mundial dos Animais de Rua: Grupo Pereira adota cães abandonados nas lojas de suas bandeiras

Iniciativas solidárias e adoção responsável são algumas das ações realizadas por redes como o Fort Atacadista

Animal

Homem é preso por maus tratos à animal em farra do boi

O caso ocorreu em Governador Celso Ramos neste domingo (24)

Mais notícias

Geral

Dono do Fort Atacadista, Grupo Pereira dobra as doações para o Troco Solidário em prol das vítimas das enchentes

A companhia dobrará o valor total arrecadado ao longo de todo o mês de maio com as doações nas mais de 100 lojas que integram o grupo varejista em 7 estados

Grande Florianópolis

Na capital, The House é sucesso de público e arrecadações na Casa Hercílio Luz

O coletivo de moda criativa organizado pelo trio Carol Lobato, Luiza Freyesleben e Renata Costa movimentou Florianópolis e arrecadou donativos para o Rio Grande do Sul