keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Fraude revelada: Milhões desviados de hospitais por falsas ONGs em SC

O prejuízo estimado aos cofres públicos supera R$ 250 milhões

X
Foto: Receita Federal
Siga-nos no google-news

A Receita Federal e a Polícia Federal lançaram nesta quinta-feira (17) a operação MENS SCITUS. O objetivo é combater uma organização criminosa acusada de desviar recursos públicos e sonegar tributos federais na gestão de hospitais em municípios do Paraná e Santa Catarina. O prejuízo estimado aos cofres públicos supera R$ 250 milhões.

A Justiça Federal de Curitiba, PR, expediu quatro mandados de busca e apreensão em locais associados aos gestores da organização. Além disso, foram decretados o sequestro de bens e o bloqueio de recursos financeiros dos suspeitos e das empresas envolvidas no esquema.

Os mandados estão sendo cumpridos em diferentes cidades: Curitiba e Prudentópolis, no Paraná, e Biguaçu, em Santa Catarina.

A investigação foi iniciada por auditores-fiscais da Receita Federal, que, durante uma auditoria, identificaram indícios de crime contra a ordem tributária. Esses crimes estavam sendo praticados por pessoas ligadas a associações sem fins lucrativos responsáveis pela administração de unidades de saúde nos dois estados.

No decorrer do inquérito policial, foi constatada a prática de diversas condutas criminosas associadas ao grupo investigado. Entre essas condutas, estão a sonegação fiscal, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Segundo as investigações, foram identificadas transferências significativas de recursos públicos para empresas de fachada. Essas empresas estavam registradas em nome de terceiros (“laranjas”), mas eram, de fato, controladas pelos gestores da organização criminosa.

O dinheiro desviado, além dos benefícios fiscais obtidos de forma ilícita, era convertido em bens e valores acumulados pelos membros da organização. Essa conversão era realizada através de procedimentos de lavagem de dinheiro, conforme indicam as investigações.

Esta operação representa um importante passo no combate à corrupção e à sonegação fiscal, buscando responsabilizar aqueles que se aproveitam de suas posições para desviar recursos destinados à saúde pública, um setor crítico e fundamental para a população.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Segurança

Motorista morre em grave acidente entre carretas na BR-282 em SC

Um grave acidente envolvendo duas carretas matou um motorista na tarde desta segunda-feira (17) na BR-282, entre Alfredo Wagner e Bom Retiro, em Santa Catarina. O Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) e o SAMU foram […]

Segurança

Corpo de turista argentino desaparecido é encontrado em SC

Federico Bruni estava às margens de um rio em São Bonifácio

Segurança

Queda de avião na Filadélfia matou os seis ocupantes, diz prefeitura

Vítimas eram mexicanas; aeronave caiu minutos após a decolagem

Mais notícias

Saúde

Médica catarinense é pioneira no mundo no uso de células-tronco para tratar calvície e doenças capilares

Com abordagem inovadora, tratamento oferece resultados naturais e seguros em casos de alopecia e outras condições do couro cabeludo

Eventos

Músicos de Santa Catarina participam do Conexão Autoral

Projeto promovido pelo produtor musical Márcio Pimenta, com apoio do Mundial Rock, conecta artistas da Grande Florianópolis que apostam na música autoral