keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Megaoperação do Gaeco mira uma das maiores quadrilhas líder de tráfico em SC

Foram cumpridos 74 mandados de prisão preventiva, 5 mandados de prisão temporária e 97 mandados de busca e apreensão

X
Foto: GAECO/Divulgação
Siga-nos no google-news

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) lançou, nesta terça-feira (22/08), a Operação “Sodalitas Finis”. O objetivo principal da ação é desmantelar uma das principais organizações criminosas atuando em Santa Catarina. A operação, que ocorre sob ordens do Poder Judiciário da Comarca de Xaxim, conta com a expedição de 74 mandados de prisão preventiva, 5 mandados de prisão temporária e 97 mandados de busca e apreensão.

Para garantir o sucesso da ação, cerca de 470 profissionais de segurança estão envolvidos, representando instituições como as Polícias Civil, Militar, Penal, Rodoviária Federal, além do Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Lages e o Serviço Aeropolicial de Fronteira – SAERFron de Chapecó. A Polícia Científica e a Guarda Municipal de Chapecó reforçam o contingente da operação.

A investigação em curso é gerenciada pela 2ª Promotoria da Comarca de Xaxim, que trabalha para identificar possíveis atuações de organização criminosa e outros delitos relacionados.

A ação se estende por diversas cidades, Xaxim, Chapecó, Xanxerê, Águas de Chapecó, Campos Novos, Catanduvas, Coronel Freitas, Formosa do Sul, Joaçaba, Caçador, Barra Velha, Biguaçu, Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Lages, Ponte Alta, Penha e Tubarão, chegando até mesmo ao estado do Rio Grande do Sul, em municípios de Venancio Aires e Lajeado.

A Operação “Sodalitas Finis” é fruto de uma investigação meticulosa que se estendeu por meses e envolveu diferentes unidades de segurança do Estado.

O nome da operação, “Sodalitas Finis”, que se traduz como “fim do grupo”, foi estrategicamente escolhido. Ele reflete o propósito central da ação: interromper as operações desta organização criminosa no estado. Esta organização é acusada de uma série de crimes sérios, que vão desde tráfico de drogas em larga escala até homicídios e roubos.

A investigação está sob sigilo, e mais detalhes serão publicados assim que forem divulgados.

GAECO 

O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Segurança

Homem sofre ferimentos graves em acidente com empilhadeira no Oeste de SC

Vítima de 64 anos foi transportada de helicóptero ao hospital

Segurança

Integrantes de facção criminosa são condenados por homicídios em Joinville

Acusados participaram de uma ação coordenada que resultou na morte de dois afiliados de facção rival.

Mais notícias

Artigo

Opinião: sonegação fiscal e lavagem de dinheiro

Advogado criminalista Alexandre Salum Pinto da Luz, de Florianópolis (SC), assina artigo sobre sonegação fiscal e lavagem de dinheiro

Tempo

59 oportunidades de emprego são divulgadas pela Arteris

Vagas estão distribuídas em quatro estados