keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Onda de calor pode bater recordes em 8 Estados, segundo cientistas

Esta será a quinta onda de calor consecutiva no país

X
Imagem Ilustrativa
Siga-nos no google-news

Nova onda de calor está prevista para afetar pelo menos oito estados brasileiros, elevando as temperaturas nos próximos dias. Segundo a previsão meteorológica, os termômetros devem se aproximar dos 40°C a partir da quinta-feira (14) em regiões como Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, sul do Mato Grosso, norte de São Paulo, grande parte de Minas Gerais, sul do Tocantins e oeste da Bahia.

O fenômeno de calor intenso é caracterizado pelo aumento de cinco graus acima da média por mais de cinco dias consecutivos. Esta será a quinta onda de calor consecutiva no país, após ter sido registrada nos meses de julho, agosto, setembro, outubro e novembro.

Apesar da previsão de calor acima da média para o fim da semana, até o início da noite de segunda-feira (11), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não emitiu alertas específicos devido às altas temperaturas.

Nas ocasiões anteriores, os alertas do Inmet confirmaram a magnitude e intensidade do fenômeno. A previsão é de que o calor impacte oito estados, concentrando as temperaturas mais elevadas no Centro-Oeste, especialmente em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Embora ainda não haja uma previsão exata para todos os estados, algumas cidades, como Corumbá (Mato Grosso do Sul) e São Romão (Mato Grosso), devem superar os 40°C, conforme indicado pelo Climatempo.

Infográfico. Fonte: Climatempo

Quanto ao restante do país, a previsão aponta para um calor dentro da média. Com a aproximação do verão em 22 de dezembro, a Terra estará mais exposta ao sol e a temporada de poucas chuvas resultará em menos nuvens para conter o calor.

“A formação da onda de calor é um processo gradual. Ela se forma aos poucos e, na ausência de eventos que possam reduzir a temperatura, como uma frente fria, o calor intenso ganha força, resultando nos níveis que presenciamos”, explicou Fábio Luengo, o meteorologista da Climatempo.

Não se espera a repetição das temperaturas extremas observadas durante a última onda de calor em novembro, quando o Rio de Janeiro atingiu 42,5°C e São Paulo alcançou 37,7°C, estabelecendo recordes históricos, conforme previsto pelo Climatempo.

Na região sul do país, a previsão indica que a onda de calor não deve atingir a região, mas há uma tendência de aumento nas temperaturas, seguindo a tendência nacional. Apesar disso, a chuva persistirá, embora com menor intensidade do que nas últimas semanas.

A região sul tem sido impactada por volumes consideráveis de chuva ao longo do ano, influenciados pelo fenômeno El Niño, que aquece as águas do oceano, provocando chuvas no sul do Brasil e clima seco no Norte.

Confira a seguir, os registros de calor, as projeções, os impactos das mudanças climáticas e os dados específicos sobre o aumento das temperaturas ao longo das décadas.

  • O planeta registrou o mês de junho mais quente da história.
  • Julho foi tão quente que possivelmente foi o mês mais quente em 120 mil anos.
  • Agosto continuou a quebrar recordes, superando as temperaturas anteriores.
  • Setembro estabeleceu um novo recorde, com temperaturas médias ultrapassando o anterior em 0,5°C.
  • Outubro seguiu a tendência de aumento de temperatura sem precedentes.
  • Novembro foi mais um mês em que a marca de temperatura máxima foi ultrapassada.
  • O número de dias excedendo o limiar de aquecimento de 1,5ºC atingiu um novo máximo, muito antes do final do ano.
  • Pela primeira vez, o mundo registrou um dia com a temperatura média global 2°C acima da era pré-industrial.

Os especialistas apontam que as mudanças climáticas são responsáveis por um fenômeno atual. Os registros de altas temperaturas confirmam essa tendência, especialmente quando combinadas com eventos naturais como ondas de calor. Fábio Luengo destaca que o aquecimento global está causando mais eventos climáticos extremos e frequentes.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.
Tempo

SC deve ter tempo instável com chuvas no Litoral e calor de até 36°C no Oeste

No fim de semana, a tendência é de aumento nos temporais

Tempo

Inmet emite Alerta Laranja para tempestades severas em SC

O alerta inclui o Vale do Itajaí e o Norte Catarinense

Tempo

Confira a previsão do tempo para o Natal em SC

O avanço de uma frente fria deve trazer instabilidade em todo o estado

Tempo

Natal será chuvoso? Confira a previsão detalhada

As chuvas começaram atingir o Estado nesta quinta

Mais notícias

Geral, Negócios

De Brusque, Ivan Jasper é convidado para falar sobre o futuro da moda em Fortaleza

Idealizador do ONDM - O Negócio da Moda, o empresário foi um dos palestrantes da programação do Nordeste Fashion Figital

Comunicação

Agência de Florianópolis anuncia rebranding e se prepara para um novo ciclo de crescimento

Em 2024, a MM Conteúdo Criativo registrou um incremento de 22,6% no faturamento; em 2025, a empresa fundada 100% por mulheres quer se posicionar ao lado de gigantes do mercado