keyboard_backspace

Página Inicial

Animal

Dicas da Dra. Ana Elisa para reduzir o estresse de pets no réveillon

Alterações respiratórias, cardíacas e neurológicas graves podem ocorrer, assim como comportamentos perigosos de fuga

X
Imagem Ilustrativa
Siga-nos no google-news

Durante as festas de fim de ano, especialmente no Réveillon, os cães e gatos enfrentam desconforto, estresse e ansiedade devido aos fogos de artifício, que são naturalmente barulhentos. A sensibilidade auditiva desses animais é superior à dos humanos, tornando-os mais propensos a sofrerem com esses ruídos.

Embora alguns pets possam ser menos suscetíveis, a maioria é incomodada pelo barulho excessivo e demonstra sinais de estresse, ansiedade ou desconforto. A médica veterinária Ana Elisa Arruda Rocha explica que isso se deve à audição apurada dos animais, mas o comportamento dos tutores pode agravar esse medo.

Manter a serenidade é recomendado, evitando transmitir ainda mais estresse aos animais. É aconselhável acalmar os pets desde jovens, exibindo expressões faciais e corporais tranquilas para que eles associem os sons altos a algo inofensivo.

Mesmo com essas estratégias, alguns animais podem ser mais sensíveis, desencadeando fobias e reações graves, como luta, fuga ou “congelamento”. Alterações respiratórias, cardíacas e neurológicas graves podem ocorrer, assim como comportamentos perigosos de fuga.

Para reduzir o estresse, Ana Elisa recomenda um tratamento comportamental gradual antes do Réveillon. Isso inclui expor os animais a sons de fogos de artifício controlados e aumentar gradualmente a intensidade conforme a tolerância de cada pet.

Outras estratégias envolvem recompensas, expressões corporais relaxadas durante a exposição aos fogos e o uso moderado de faixas compressivas ao redor do tórax. É crucial monitorar de perto os animais que usam esse recurso para não afetar sua respiração.

Animais com condições médicas devem ser mantidos em ambientes calmos, podendo-se utilizar faixas para cobrir as orelhas, músicas relaxantes e aromaterapia para distraí-los.

O uso de medicamentos calmantes deve ser feito sob prescrição veterinária, devido aos riscos à saúde dos animais. Há produtos homeopáticos ou naturais utilizados antes do Réveillon, mas nunca se deve deixar os animais sozinhos nesta época do ano, independentemente de idade ou temperamento.

Sobre o UniCuritiba
Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.
Animal

Fort Atacadista doa R$8 mil para entidades de proteção animal em SC

A Associação Amor Animal, de Itajaí, e a ONG Adote Lages foram as duas entidades filantrópicas em prol da causa animal beneficiadas em Santa Catarina, nesta quarta-feira (04/12), durante inaugurações do Fort Atacadista

Animal

Após quase três séculos, Bugios-ruivos voltam a povoar SC

Primatas nativos da Mata Atlântica e listados entre as 25 espécies mais ameaçadas do mundo, desapareceram da região no século XVIII

Animal

Balneário Shopping realiza feira de adoção de pets neste sábado

Evento em parceria com a ONG Defesa Animal busca encontrar lares para cães

Mais notícias

Segurança

Polícia Civil de SC encerra 2024 com mais de 30 operações contra a corrupção

Ações envolveram cinco estados, resultando em 48 prisões e bloqueio de R$ 22 milhões