keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Mãe denuncia médico por negligência após filha de 4 anos morrer por dengue em Barra Velha

Com inchaço nos olhos, rosto e barriga, a pequena foi novamente levada ao PA; Lá, sem exames, o médico disse à Ana que Sofia tinha gastroenterite bacteriana

X
Foto: Divulgação
Siga-nos no google-news

Uma criança de 4 anos morreu em Barra Velha, vítima de dengue. A família denunciou ainda negligência por parte do Pronto Atendimento onde a mãe, Ana Maria, levou a filha. Sofia, começou a apresentar os sintomas na segunda-feira (25). Ela foi levada até o PA, onde recebeu uma pulseira de prioridade, porém, como havia muitos pacientes, o atendimento demorou.

Foi a mãe quem pediu à enfermeira o termômetro para medir a temperatura da filha, que tinha 39,9ºC de febre. Neste momento, Sofia foi atendida e banhada com compressas de água gelada. A febre baixou cerca de sete horas após a chegada delas na unidade. Medicada, ela foi liberada.

Os médicos indicaram a realização do exame de dengue. Porém, o teste não seria feito na hora. Era necessário aguardar que o serviço de saúde entrasse em contato.

Dois dias depois, os sintomas pioraram. Sem condições financeiras para realizar o teste particular, a família contou com a ajuda de uma amiga da igreja, que se prontificou a levar Sofia na farmácia e fazer um teste rápido da dengue.

—  Deu positivo muito forte, não deu nem segundos e já deu positivo — diz Ana em meio às lágrimas. No local, a farmacêutica deu suplementos e vitaminas para Sofia. A mãe conta que, nos primeiros dias, o corpo da filha aceitou a medicação, mas depois, já não faziam mais efeito.

Com inchaço nos olhos, rosto e barriga, a pequena foi novamente levada ao PA na quarta-feira (27). Lá, sem exames, o médico disse à Ana que Sofia tinha gastroenterite bacteriana.

— Esse médico não pediu exame, não receitou remédio na veia, nada. Deu remédio comprimido, pomada —, diz a mãe, que achou estranho o diagnóstico, já que a filha nunca teve um quadro de doença semelhante.

De quinta para sexta-feira (29), a pequena começou a passar mal novamente. A amiga da família foi quem ajudou Ana a levar Sofia pela terceira vez ao PA. Lá, a menina já teve uma parada cardíaca e foi levada com urgência para o hospital em Jaraguá do Sul. — O médico de Jaraguá falou que se ele [médico do PA] tivesse pedido exame para ver que tipo de dengue ela estava, podia ter salvado ela. Fui para casa confiando nele — lembra Ana com revolta.

Em Jaraguá do Sul, Sofia ficou internada durante o fim de semana. Ela permaneceu na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI), teve registro de sangue no pulmão e, por conta da gravidade do quadro, teve duas paradas cardíacas e óbito confirmado no domingo (31).

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Geral

Apostador de Itajaí é um dos quatro catarinenses que acertaram cinco números da Mega-Sena

Ninguém acertou as seis dezenas e o prêmio principal acumulou para o próximo sorteio

Geral

Dono do Fort Atacadista, Grupo Pereira dobra as doações para o Troco Solidário em prol das vítimas das enchentes

A companhia dobrará o valor total arrecadado ao longo de todo o mês de maio com as doações nas mais de 100 lojas que integram o grupo varejista em 7 estados

Geral

Playing for Change lança “Merceditas” com Renato Borghetti em campanha de arrecadações para o RS

Gravação ocorreu em Barra do Ribeiro, uma das cidades afetadas pelas chuvas no estado. Campanha já enviou 22 toneladas de medicamentos ao Rio Grande do Sul

Geral

Itapema envia nova equipe para ajudar no atendimento à população do Rio Grande do Sul

Terceira equipe enviada está levando barco, viaturas e medicamentos

Geral

Solidariedade: Hemosc envia ao Rio Grande Sul 848 bolsas de hemocomponentes

De 2 a 9 de maio, foram recebidos 4.728 candidatos, dos quais 3.906 efetivaram a doação,

Mais notícias

Segurança

Número de cidades em emergência por conta das chuvas sobe para 13 em SC

A maioria das áreas afetadas se localiza nas regiões Sul e Extremo Sul do Estado

Segurança

Idosa de 75 anos morre atropelada por caminhão na BR-282 em SC

Mulher já estava sem sinais vitais quando o socorro chegou ao local