A situação em Santa Catarina se agrava após as fortes chuvas do último fim de semana. Segundo o relatório da Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), divulgado nesta quinta-feira (16), subiu para 13 o número de municípios em situação de emergência. Sete cidades decretaram emergência apenas hoje.
As novas inclusões na lista são Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá e Araranguá. Estes municípios se juntam a Içara, Criciúma, Forquilhinha, Praia Grande, Meleiro e Ermo, que já enfrentavam situações críticas devido ao mau tempo. A maioria das áreas afetadas se localiza nas regiões Sul e Extremo Sul do Estado.
De acordo com a SDC, as consequências das chuvas são graves, com 421 pessoas desalojadas e 162 desabrigadas. A previsão do departamento de monitoramento meteorológico da SDC indica mais chuva intensa para o fim de semana em todo o estado.
Em resposta à crise, Araranguá e São João do Sul, que juntas somam 411 pessoas desalojadas, já receberam R$ 131.753,12 em itens de assistência humanitária. O auxílio inclui cestas básicas, água potável, kits de higiene e limpeza, além de colchões e kits de acomodação para solteiros e casais.