keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Criciúma tem projeto pioneiro para tratamento de usuários de crack em prisões

A iniciativa visa reduzir a reincidência criminosa por meio do tratamento do vício

X
Foto: Divulgação
Siga-nos no google-news

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e o setor de psicologia do Presídio Regional de Criciúma, está desenvolvendo um projeto pioneiro para o tratamento de usuários de crack em unidades prisionais. A iniciativa, liderada pela 4ª Promotoria de Justiça de Criciúma, visa reduzir a reincidência criminosa por meio do tratamento do vício.

O projeto, ainda em fase de planejamento, tem como foco inicial os presidiários próximos de alcançar a progressão ao regime aberto e o livramento condicional. Neste momento crítico de retorno ao convívio social, eles serão avaliados e receberão o apoio necessário para o tratamento da dependência química. Caso a iniciativa obtenha boa aceitação, poderá ser expandida para outras unidades prisionais e regiões do estado.

O Promotor de Justiça Jadson Javel Teixeira, idealizador do projeto, destaca que muitos crimes na comarca são cometidos em decorrência do vício em drogas, especialmente o crack. “Trabalhando a causa, acreditamos que é possível reduzir a reincidência criminal”, afirmou. A iniciativa pretende abordar o apenado de maneira integral, oferecendo tratamento de saúde adequado em vez de apenas punição.

Entre os benefícios esperados pelo programa estão a liberação de vagas nas unidades prisionais, a redução do poder das facções criminosas, a diminuição do tráfico de drogas e furtos, além da reintegração dos indivíduos à atividade econômica e a melhoria do bem-estar das famílias envolvidas.

Na próxima semana, uma reunião entre o MPSC e a equipe técnica dos setores de psicologia tratará do modelo de abordagem e funcionamento do programa. A parceria com a Unesc permitirá utilizar a experiência dos profissionais de psicologia do ambiente carcerário e o conhecimento dos cursos de Psicologia e programas de residência em Saúde Mental e Multiprofissional da universidade.

Fernanda Sônego, diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, ressaltou que o objetivo final é proporcionar assistência às pessoas com dependência química, oferecendo-lhes novas habilidades e oportunidades para a reintegração social. A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, reforçou o compromisso da universidade em apoiar e desenvolver a região por meio de parcerias que promovam a cultura de paz e uma presença mais efetiva na sociedade.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.
Saúde

Palestra na Itália: médica catarinense é convidada para ministrar palestra para dermatologistas

A médica dermatologista Dra. Débora Cadore teve a honra de ser convidada para palestrar no curso internacional “Hair, Nails & Anti-Aging”, ministrado pela renomada professora Antonella Tosti, na última semana, em Capri, na Itália. E o convite […]

Saúde

Dia Mundial da Asma: como climatizadores evaporativos aliviam os sintomas

Especialistas destacam os benefícios dos climatizadores no controle da qualidade do ar e no alívio dos sintomas respiratórios

Saúde

Médica catarinense é pioneira no mundo no uso de células-tronco para tratar calvície e doenças capilares

Com abordagem inovadora, tratamento oferece resultados naturais e seguros em casos de alopecia e outras condições do couro cabeludo

Saúde

Após dois mandatos na ACM, Ademar Paes Junior é candidato à presidência da Unimed Grande Florianópolis

As eleições na entidade serão realizadas no dia 25 deste mês por sistema remoto e vão mobilizar 1,9 mil médicos que atuam na região; “tecnologia será aliada na nossa gestão”, aponta

Grande Florianópolis, Saúde

Inovação na saúde: médicos catarinenses trazem solução definitiva para o suor excessivo

Grupo CirTor traz a Santa Catarina o procedimento não cirúrgico mais avançado no mundo 

Mais notícias

Eventos

South Run Costa Leste tem retirada de kits a partir desta quinta (15), em Florianópolis

A Cervejaria Refúgio no bairro Rio Tavares foi o local escolhido para retirada dos kits da prova confirmada para o próximo domingo (18)

Eventos

Lindacap abre temporada da feijoada neste sábado (17) com show de Swing Maneiro

Com diversa gastronomia, tradicional restaurante de florianopolis celebra mais de 6 décadas de funcionamento