keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Operação da PF combate fraudes bancárias eletrônicas em Santa Catarina

A ação "Não Seja um Laranja 4" foi deflagrada na manhã desta quarta

X
Fotos: Divulgação / Polícia Federal
Siga-nos no google-news

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (27), a operação “Não Seja um Laranja 4”, com o objetivo de combater fraudes bancárias eletrônicas. Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em sete estados, incluindo Santa Catarina. A ação faz parte da Força-Tarefa Tentáculos e conta com o apoio de entidades como a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Associação Zetta e a Abranet.

O foco da operação é desarticular esquemas que utilizam “laranjas” – pessoas que emprestam contas bancárias, mediante pagamento, para movimentar dinheiro proveniente de fraudes. Essa prática tem sido um dos principais vetores de financiamento de organizações criminosas, além de causar prejuízos a milhares de brasileiros.

Os delitos investigados incluem associação criminosa, furto qualificado, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Somadas, as penas podem ultrapassar 20 anos de prisão. A PF alerta que emprestar contas bancárias para fins ilícitos configura crime e contribui para a perpetuação de fraudes financeiras no país.

A operação é um marco na colaboração entre instituições bancárias e a PF para mitigar crimes cibernéticos que afetam o sistema financeiro e a segurança dos cidadãos.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.
Segurança

Motorista é esfaqueado após dar carona a desconhecidos

Carro da vítima foi roubado; suspeitos fugiram

Segurança

Operação bloqueia R$ 1,1 bilhão de quadrilha que atuava em SC e mais quatro estados

Além do bloqueio, a Polícia Civil de SC apreendeu nove veículos de luxo e três jet skis

Segurança

Assaltantes de mansões são presos após invasões de casas em SC e RS

A investigação começou após um furto em um condomínio de luxo, onde os criminosos roubaram armas de fogo, cerca de R$ 200 mil

Segurança

WhatsApp ativa modo walkie talkie para grupos com mensagens em tempo real

Novo recurso permite troca instantânea de mensagens de voz, sem substituir chamadas

Mais notícias

Geral

Grupo Koch inaugura nova loja do SuperKoch em Camboriú

A loja, a 78ª do grupo, será inaugurada no dia 5 de dezembro

Segurança

Motorista é esfaqueado após dar carona a desconhecidos

Carro da vítima foi roubado; suspeitos fugiram