keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Pesquisa sobre demanda turística será apresentada nesta sexta-feira

Entre as informações apuradas com turistas, destaca-se: perfil socioeconômico (sexo; faixa etária; estado civil e renda média familiar mensal), origem, meio de transporte utilizado, opção de hospedagem, gasto médio por setor e pontos turísticos mais visitados.

X
Siga-nos no google-news

A pesquisa que traça o perfil do visitante e o impacto do turismo de inverno na Serra de SC será apresentada, em primeira mão, no Seminário Perspectivas do Turismo 2019 na Serra Catarinense, promovido pela Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc, nesta sexta-feira (13), das 8h às 18h, na Uniplac, em Lages.

O superintendente da Fecomércio SC, Renato Barcellos, apresentará a pesquisa das 14h30 às 15h. Os dados serão divulgados na íntegra, para o público em geral, na próxima terça-feira (17), no site da Fecomércio SC e do Observatório de Turismo.

> As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Escola do Legislativo ou no local do evento.

Entre as informações apuradas com turistas, destaca-se: perfil socioeconômico (sexo; faixa etária; estado civil e renda média familiar mensal), origem, meio de transporte utilizado, opção de hospedagem, gasto médio por setor e pontos turísticos mais visitados.  Já com os empresários foram levantados dados sobre contratação de temporários, ticket médio, variação do faturamento, ocupação de leitos, entre outros.

Os dados podem gerar insights e trazer informações relevantes para a tomada de decisão. “As pesquisas apontam oportunidades que podem exploradas pelos empresários e setor público. Nesta edição fica visível a importância do turismo interno, por que parcela significativa dos turistas que estão circulando na Serra Catarinense é do próprio estado. Além disso, a percepção dos empresários quanto ao aumento do faturamento na temporada em relação aos demais meses do ano mostra o impulso do turismo na economia dos municípios da Serra”, afirma Barcellos.

Seminário

O seminário “Perspectivas do Turismo na Serra Catarinense” é promovido pela Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, com apoio da Secretaria  de Desenvolvimento   Econômico e Turismo de Lages, Amures, Uniplac e Conserra.

O objetivo é reunir órgãos, entidades, empresários e estudantes para debater estratégias e políticas públicas que promovam a gestão sustentável do turismo e fomentar o ecoturismo como fonte para a geração de emprego e renda, principalmente nas regiões mais afastadas e com grande potencial.

Um dos destaques será a palestra da portuguesa Lilia  Ana Águas, integrante da diretoria da Associação da Rota da Bairrada, região produtora de vinhos de Portugal, que apresentará o case “As vinhas do progresso: O caminho percorrido pela Rota da Bairrada na consolidação do turismo relacionado com a área vitivinícola”.

Para o presidente da Comissão, deputado Ivan Naatz, esta experiência pode ser aproveitada pelo setor do enoturismo catarinense em função das  características regionais semelhantes e  pela forma como iniciou a revitalização do comércio do vinho português, que também sofre com os mesmos problemas de concorrência tributária com os vinhos dos países vizinhos. “Há inclusive o debate de uma proposta para  implantação da Zona Franca de impostos do enoturismo”, antecipa o parlamentar.

Programação

08h00 as 08h30 – Recepção e  Credenciamento

08h45 as 09h00 – Abertura Oficial

09h00 as 09h45 – Palestra “Turismo em Santa Catarina”, com o deputado estadual Ivan Naatz

09h45 as 11h00 – Palestra Enoturismo, com a ex-deputada federal de Portugal, Lilian Ana

11h00 as 11h30 –  Palestra Vinhos de Altitude e o Turismo, com o presidente da Associação de Vinicultores de Altitude João Bassetti

11h30 as 12h00 – Palestra “A Princesa da Serra”, com o prefeito de Lages, Antônio Ceron

12h00 as 13h30 – Almoço

13h30 as 14h00 – Palestra Turismo em Urubici, com Markinhos Zilli

14h00 as 14h30 – Palestra Coxilha Rica, com Robério Bianchini

14h30 as 15h00- Palestra Turismo e o comércio na Serra Catarinense, com o superintendente da Fecomércio SC, Renato Barcellos

15h00 as 15H30 – Turismo na cidade da Neve, da maçã e do Vinho de Altitude, com o prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes

15h30 às 16:00 – Leitura e Aprovação da Carta de Instância de Governança Amures/Conserra

16h00 as 17h30 – Debate

18h00-  Encerramento do Seminário “Perspectivas do Turismo na Serra Catarinense”

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Segurança

Após perder os pais, menino passa a ser estuprado pelo avô

O homem foi condenado a 31 anos, nove meses e um dia de reclusão pelo crime de estupro de vulnerável

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Grupo catarinense cresce mais de 26% com imóveis para investimento

Valorização do mercado imobiliário em Santa Catarina impulsiona negócios com imóveis no modelo de investimento SPE (Sociedade de Propósito Específico) - os chamados “a preço de custo”

Eventos

The House comemora sucesso da 14ª Edição no LK Design Hotel, em Florianópolis

Durante os dois dias de evento, além das compras de fim de ano, clientes puderam participar de workshops e mergulhar no espírito natalino; confira quem passou por lá