keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

Bombeiro Militar salva criança de sete dias por telefone

Por volta das 19h40min da última terça-feira, 16, o 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de SC, com sede em Lages, foi acionado pela central de ocorrências (Cobom) do telefone 193, que informou sobre […]

X
Siga-nos no google-news

Por volta das 19h40min da última terça-feira, 16, o 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de SC, com sede em Lages, foi acionado pela central de ocorrências (Cobom) do telefone 193, que informou sobre o engasgamento de uma criança de sete dias de vida.

A mãe, desesperada, relatou ao soldado Ozair Hoffmann da Cruz Junior que o filho estava engasgado e não conseguia respirar. Após pedir para que ela se acalmasse, o bombeiro militar passou as instruções necessárias para que a criança voltasse a respirar.

“A senhora deve colocar a criança nos braços, com a barriga para baixo, abrir a boquinha dele e bater nas costas, entre as costas e a nuca, para que ele volte a respirar”, orientou.

Após repetir o procedimento, conforme a orientação do soldado, a mãe informou que a criança voltou a respirar, porém não chorou e continuava com a pele muito vermelha.

Assim, o soldado orientou, mais uma vez, a mãe para que mantivesse a calma, dizendo na sequência: “então coloque a criança encostada com as costas no seu peito, mantenha a boca do bebê aberta”, com isso a mãe avisou que o recém-nascido havia voltado a respirar.

Como esta ocorrência apresentava risco de morte ao recém-nascido, o soldado solicitou o suporte da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – que opera no mesmo ambiente – enquanto se comunicava com a mãe. Verificadas as informações pela equipe de regulação do SAMU, uma unidade de suporte avançado (USA), que é uma UTI móvel,que conta com médico, enfermeiro e os equipamentos necessários, foi enviada para o atendimento.

Até que a viatura chegasse ao local, o soldado manteve o contato com a família para conter a situação e garantir que a criança estivesse em segurança até a análise da equipe. No local, o médico constatou que o recém-nascido estava com os sinais vitais estáveis, a coloração normalizada e sem risco.

O soldado BM Hoffmann é graduado em enfermagem e especialista em urgência e emergência.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.

Mais notícias

Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008