Foi realizado neste sábado (22) a primeira cirurgia robótica de Santa Catarina. O procedimento cirúrgico, que aconteceu no Hospital Santa Isabel, envolveu a retirada de endometriose da paciente Larissa Maria de Alencar Fernandes, de 32 anos, e foi considerado um sucesso por toda a equipe médica.
Com o auxílio do robô-cirurgião Da Vinci Si, o Dr. Pedro Trauczynski, Médico Chefe do Serviço de Cirurgia Robótica, acompanhado do Dr. Reitan Ribeiro, cirurgião oncológico atuante na área de Ginecologia do Hospital Erasto Gaertner, e a equipe multidisciplinar do HSI, realizou o procedimento em aproximadamente quatro horas. A cirurgia começou 8h e terminou próximo ao meio-dia.
Antes, Larissa foi aconselhada a realizar o procedimento em Curitiba. “Conheci o médico que iria me operar em Curitiba, mas fiquei um pouco triste por não ser em Blumenau, na minha cidade, perto da minha família”, comenta. Ela conta que ficou ansiosa com a possibilidade de fazer o procedimento com um robô-cirurgião, e surpresa em ser a primeira catarinense a passar pelo procedimento no Hospital Santa Isabel. “Por ter um pós-operatório muito melhor e ser minimamente invasivo, estou segura em fazer a cirurgia”.
“A cirurgia com interface robótica nos permite o acesso à endometriose com muito mais detalhes”, comenta o Dr. Charles Jean Berger, especialista em Ginecologia, Mastologia e Obstetrícia. A primeira cirurgia robótica de Santa Catarina é considerada um sucesso por toda a equipe do Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Isabel. A paciente recebeu alta hospitalar na manhã desta segunda-feira.