keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

Projeto leva música clássica para creches da rede pública de Itajaí

Apresentações são gratuitas e beneficiam crianças do bairro Cidade Nova

Siga-nos no google-news

A Fundação Cultural de Itajaí promove, a partir desta quarta-feira (07), um projeto que leva música erudita para 80 crianças matriculadas em dois Centros de Educação Infantil (CEIs). Com um repertório selecionado especialmente para elas, a iniciativa tem por objetivo oferecer música clássica nas creches da rede pública do município.

Visando aproximar os espectadores do estilo musical, é trabalhada a sensibilidade, percepção, observação e criatividade das crianças. A ação atende alunos com idade entre três e seis anos, além de professores e funcionários das unidades localizadas no bairro Cidade Nova.

As apresentações duram em torno de 40 minutos e contemplam um bate-papo e interação com as crianças presentes. De forma mais didática, a plateia conhece um pouco mais sobre os instrumentos, seus fatos históricos e algumas curiosidades do equipamento.

Nesta quarta-feira, as escolas beneficiadas foram Omar Luis Macagnan e João Sandri. A plateia infantil demonstrou interesse em conhecer os instrumentos e reconheceu músicas como “Beauty And The Beast” (tema do filme A Bela e a Fera – Disney), “Hallelujah” (Leonard Cohen) e a clássica canção natalina “Noite Feliz”.

O projeto é patrocinado pela Fundação Cultural por meio do Edital de Lei de Incentivo à Cultura. O grupo, formado pelos músicos Saimon Simas (violino), Daniel Odelli (violoncelo) e Rodrigo Pinheiro (piano) ainda espera beneficiar em torno de duas mil crianças durante suas 10 apresentações.

Nesta quinta-feira (08) o projeto atenderá o CEI Dayana Maria de Souza, às 10h, o CEI Professora Mauricélia às 13h30 e o CEI Eduardo Canziani às 15h30. Na próxima semana o projeto também passará pelos CEIs Maria Regina Coppi Vicente, Euclides Ciriaco Meirinho e Dra Zilda Arns Neumann.

Sobre o projeto
O projeto, que já está na sua terceira edição, foi criado pelo violista itajaiense Saimon Simas. Ele explica que a ideia surgiu após uma pesquisa sobre a influência da música erudita em crianças pequenas. Assim, Saimon percebeu a necessidade de aproximação ao estilo musical e criou o projeto para os bairros onde a população, de modo geral, tem mais dificuldade em acessar eventos culturais.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.

Mais notícias

Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008