keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

Carregamento de nova droga da Holanda é apreendido em operação da PF em Itajaí

Já há alguns relatos de mortes causadas pela ingestão de N-Etilpentilona no nordeste do Brasil.

Siga-nos no google-news

A Polícia Federal realizounos dias 06 e 07/06, realizou um conjunto de ações policiais denominado Operação Conexão Holanda.

Há alguns dias atrás, em trabalho fiscalizatório junto com os Correios, foi detectada uma encomenda suspeita proveniente da Holanda para Itajaí. Tal encomenda passou a ser acompanhada e, ao ser entregue na data de ontem ao destinatário, detectou-se que se tratava de uma nova droga que vem sendo utilizada nas festas de música eletrônica da região: a N-Etilpentilona, chamada de ETILONA ou PENTILONA.

A quantidade existente no interior da encomenda tinha a capacidade para a produção de cerca de 5000 comprimidos similares ao ecstasy, e por isso o destinatário acabou sendo preso por tráfico internacional de drogas. 

Na sequência, na manhã de hoje, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências de outras duas pessoas envolvidas com os fatos, e ambos também acabaram sendo presos em flagrante pelo mesmo crime. Na casa de um deles, além de mais drogas similares e artefatos para embalagem e pesagem, a PF encontrou ainda cerca de 50 munições calibre 38.

Todos os 3 responderão pelo crime de tráfico internacional de drogas, cujas penas podem variar entre 5 anos e 10 meses e 17,5 anos de reclusão. Para o caso da posse ilegal de munições, soma-se ainda uma pena variável entre 1 e 3 anos de prisão.

Trata-se da primeira apreensão deste tipo de substância no Estado de Santa Catarina, havendo registro de pouquíssimas outras apreensões em território nacional.

A N-Etilpentilona é uma droga nova no mercado, cujos efeitos conhecidos são similares aos do ecstasy (MDMA), mas potencializados. Trata-se de um psicotrópico estimulante sintético, cuja forma de apresentação em cristais pode confundi-la com o crack. Seu comércio e consumo foram proibidos no Brasil pela ANVISA em 03/2017.

O consumo é feito tanto na forma de comprimidos como misturando-se os cristais – ou o pó deles resultantes – diretamente em bebidas como água, sucos e energéticos.

Uma grama de PENTILONA chega a ser vendida por R$100,00 nas baladas da região.

A PENTILONA, assim como outras novas drogas da moda como o NBOMe e o MMC, não tem ainda seus efeitos diretos e indiretos no organismo bem estudados cientificamente, o que aumenta e muito os riscos de seu comércio e consumo.

Já há alguns relatos de mortes causadas pela ingestão de N-Etilpentilona no nordeste do Brasil.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.

Mais notícias

Artigo

Opinião: sonegação fiscal e lavagem de dinheiro

Advogado criminalista Alexandre Salum Pinto da Luz, de Florianópolis (SC), assina artigo sobre sonegação fiscal e lavagem de dinheiro

Tempo

59 oportunidades de emprego são divulgadas pela Arteris

Vagas estão distribuídas em quatro estados