keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

Projeto Cão Terapia alegra pacientes do Hospital Ruth Cardoso

Estima-se que cerca de 500 visitas foram feitas pelos cães durante o ano. Quarenta cachorros de todas as cores, raças e tamanhos participam do projeto.

X
Siga-nos no google-news

Latidos e muita bagunça. Essa é a imagem que vem à cabeça quando se pensa em vários cachorros reunidos em plena luz do dia. Mas a realidade do projeto Cão Terapia é bem diferente: todos os peludos participantes são dóceis, quietos e obedientes. O Cão Terapia é uma iniciativa da Secretaria da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú e, inicialmente, tinha como objetivo a aproximação de cães e pessoas da Terceira Idade em casas de repouso. O sucesso foi tanto que o projeto acabou se estendendo para o Hospital Municipal Ruth Cardoso.

As cadelas Belinha e Clarinha começaram a participar do Cão Terapia após quatro meses do início do projeto, que começou em janeiro desse ano. Clarinha é filhote de Belinha e foi gerada justamente para participar do projeto. Elas andam em um carrinho de bebê e encantam os pacientes e funcionários do hospital. “Elas gostam de pessoas, são muito afetivas, são bem carinhosas e têm o perfil para estar no Cão Terapeuta. Eu acho importante dar uma função para eles, para não serem só o cãozinho de dentro de casa” diz a dona das duas, Estela Mariz Corrêa, de 44 anos.

Estima-se que cerca de 500 visitas foram feitas pelos cães durante o ano. Quarenta cachorros de todas as cores, raças e tamanhos participam do projeto. No início da visita, do lado de fora do hospital, são separadas duplas (um de porte grande junto com outro de porte pequeno); quando entram no hospital, seguem para os quartos dos adultos e depois para a ala pediátrica.

A coordenadora do projeto Vitória Ferreira, de 19 anos, conta como foi o início da ação, que só aconteceu por conta de Artur, o cachorro da secretária da Pessoa Idosa, Christina Barichello. “Ele começou a ir para a secretaria conosco e através disso a gente levou ele pro lar, gostaram, e então a gente desenvolveu o projeto”. Vitória fala também dos critérios que o cão e seu dono precisam respeitar para participar da iniciativa. “Para participar tem que ter todas as vacinas em dia, nenhuma doença contagiosa, ser dócil e o dono tem que se comprometer a vir pelo menos uma vez por mês.”

O Cão Terapia encerrou as atividades do ano nesta quarta-feira (20), e está previsto para retornar na segunda semana de janeiro. O projeto entra em ação no Hospital Municipal Ruth Cardoso (Rua Angelina, S/N, Bairro dos Municípios) todas as quartas-feiras às 14h.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.

Mais notícias

Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008