keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Marejada garante acessibilidade plena aos visitantes

Evento oferece intérpretes de LIBRAS, cardápios em audiodescrição, cadeiras de rodas, mesa tátil, entre outros itens

X
Siga-nos no google-news

A 33ª Marejada de Itajaí é o primeiro evento de entretenimento de Santa Catarina a garantir acessibilidade plena para pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. A festa, que ocorre de 8 a 20 de outubro, contará com balcão de acessibilidade, intérpretes de LIBRAS, cardápios em audiodescrição, auxílio para deficientes intelectuais, cadeiras de rodas disponíveis e mesa tátil para cegos, além de toda acessibilidade na estrutura física para assegurar a segurança dos visitantes, como banheiros acessíveis e estacionamento.

 

Segundo a Lei Brasileira de Inclusão, em seu artigo 53, a acessibilidade é direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social. Com base nisso, a Marejada criou um Plano de Acessibilidade em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência de Itajaí (Comadefi) para garantir autonomia e segurança a esse público em todas as áreas do evento.

 

“O Plano de Acessibilidade da Marejada mostra que é possível organizar e deixar acessível um evento de grande porte. Esse é um dos pilares da nossa festa e que ampliamos neste ano, buscando a inclusão social de toda população”, comenta o secretário de Turismo e Eventos de Itajaí, Evandro Neiva.

Além da estrutura para assegurar uma festa acessível a todos, a 33ª Marejada também contará com um espaço para o Instituto Helen Keller. Os profissionais farão a divulgação do trabalho com cães-guias para cegos. Também serão repassadas orientações sobre o cuidado que as pessoas devem ter com o cão-guia quando está acompanhando um cego.

“A gente tem o costume de achar que tendo uma rampa e um banheiro acessível está garantindo a acessibilidade e não é isso. Ajudamos a Secretaria de Turismo a criar um plano estratégico de acessibilidade para garantir que qualquer pessoa com qualquer tipo de deficiência possa usufruir dos espaços da festa. No ano passado, recebemos depoimentos e podemos assegurar com certeza que a Marejada é a única festa do Estado que garantiu a acessibilidade plena, além de ser gratuita”, destaca a Comadefi, Bianca Reimão. 

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008

Geral

Vivapark Porto Belo abre ponto de coleta de doações para as vítimas das chuvas no RS

Todos os itens arrecadados serão encaminhados à Defesa Civil, que será responsável por distribuí-los às comunidades mais afetadas pelas chuvas

Geral

Pesca da tainha é liberada em SC com restrições por modalidade

Pesca tradicional com canoas a remo é liberada, e outras modalidades seguem cronograma

Geral

Obra na 4ª Avenida interrompe abastecimento de água e interdita trânsito em BC

Serviço de interligação de rede da Emasa deve ser finalizado até 19h

Mais notícias

Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008