A temporada de verão se aproxima e a Águas de Bombinhas vem realizando diversas ações, preparando o sistema para a chegada dos turistas. Um dos focos da concessionária é a manutenção, investimento em melhorias e limpeza na rede de esgoto da cidade.
Além das fiscalizações, que continuam de forma intensificada, a empresa também adquiriu sete novas bombas. As bombas substituirão os equipamentos antigos, a medida que eles apresentarem falhas e houver necessidade. Os novos aparelhos trabalham com mais eficiência e respondem de forma rápida ao sistema.
Outra ação já realizada pela concessionária foi a calibração dos equipamentos de análise na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Com isso a concessionária garante a qualidade do efluente tratado. Conforme o coordenador de operações da Águas de Bombinhas, Gabriel Balparda Fasola, a instalação e a manutenção do gerador de energia também merece destaque dentre as atividades desenvolvidas.
“O gerador está instalado na elevatória principal de esgoto, que fica na Rua Castanheta, e na ETE, que fica no José Amândio. Desta forma, caso ocorra uma queda de energia, a elevatória continuará trabalhando normalmente, sem trazer danos para a região”, explica.
Ainda de acordo com Gabriel, também foi realizada a instalação de dois novos macromedidores na entrada da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). “A função destes equipamentos é medir com maior precisão o volume de esgoto que está entrando na ETE. Assim, conseguimos avaliar também o impacto que as ligações irregulares (como as ligações pluviais) causam na rede de esgoto”, completa ele.
Fique atento à rede
Quer contribuir com a sustentabilidade e o meio ambiente de Bombinhas? Verifique essas três dicas importantes:
1. Verifique se sua ligação está interligada à rede coletora pública de esgoto. Se você mora no Centro, procure a concessionária para verificar se há rede disponível em frente à sua casa. Em breve 100% da cidade terá acesso ao sistema público de coleta e tratamento de esgoto. Atualmente, apenas 18% da cidade conta com este serviço.
2. Confira se a sua ligação de drenagem está separada do sistema de coleta de esgoto da sua casa.
3. Observe e limpe sua caixa de gordura! Caso não tenha uma, instale. A gordura na rede causam danos à rede pública. A concessionária reforça que, enquanto não há sistema coletivo, os moradores devem manter a fossa limpa e a ligação de drenagem separada da saída da fossa e da rede de esgoto.