keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Governo do Estado entrega Centro de Inovação Tecnológica de Chapecó

Para promover o empreendedorismo e apoiar o desenvolvimento de novas vocações regionais, o governador Carlos Moisés entregou nesta sexta-feira, 11, o Centro de Inovação Tecnológica de Chapecó – Prefeito Ledônio Migliorini. O espaço irá impulsionar […]

X
Siga-nos no google-news

Para promover o empreendedorismo e apoiar o desenvolvimento de novas vocações regionais, o governador Carlos Moisés entregou nesta sexta-feira, 11, o Centro de Inovação Tecnológica de Chapecó – Prefeito Ledônio Migliorini. O espaço irá impulsionar o ecossistema de inovação, que atualmente cresce 30% ao ano na região. Foram investidos cerca R$ 12 milhões na obra. 

“Entregamos hoje um importante instrumento para o desenvolvimento da região. É o futuro que está se construindo. Fortalecemos ainda mais o ecossistema de empreendedorismo inovador da região Oeste e de Santa Catarina, o que gera oportunidades, qualidade de vida e transforma as cidades. Daqui poderão sair grandes soluções, não só para o estado, mas para o Brasil e para o mundo,”, frisou o governador, que acrescentou que este é o terceiro evento da semana ligado à inovação.

A estrutura, localizada na região da Grande Efapi, em uma área doada pela prefeitura ao lado da Unochapecó, contará com um espaço de 3,6 mil m². Entre as especializações do centro estão agronegócio, indústria criativa, construção civil, metal mecânica, móveis e madeira.

“O Centro vai conectar todos esses atores que atuam dentro do ecossistema, que a gente chama de Ciência, Tecnologia e Inovação. Aqui no Oeste já contamos com um sistema mais maduro e este habitat chegou para impulsionar ainda mais“, pontuou o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e a Inovação do Estado de Santa Catarina, Fábio Zabot.

Segundo o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, o Centro vai criar uma nova vertente para a economia da região, baseada na criatividade, na inovação e na tecnologia. “O Centro é um marco divisor para a nossa economia. Vai fazer com que os talentos produzidos pelas mais de 20 universidades que temos em Chapecó permaneçam aqui. E que ajudem de forma substancial a agregar na matriz econômica um valor inestimável, que hoje não temos”, pontuou Buligon.

O ato foi acompanhado pela vice-governadora Daniela Reinehr, pelo chefe da Casa Civil, Eron Giordani, deputada estadual Luciane Carminatti, deputados estaduais Altair Silva e Mauro de Nadal, outras autoridades da região, secretários e integrantes do Governo do Estado.

Rede Catarinense de Centros de Inovações

Este é o oitavo Centro de Inovação inaugurado pelo Governo do Estado. O espaço vai abrigar aceleradoras de empresas, incubadoras, laboratórios de pesquisa, de capacitação e de consultoria para novos negócios.

“Estamos fortalecendo ainda mais a Rede Catarinense de Centros de Inovações. Acreditamos que a economia do nosso Estado terá um retorno ainda maior em 2021”, ressaltou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovações da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Rafael Meyer.

Gestão

A gestão do Centro de Inovação Tecnológica será feita pela Fundeste/Unochapecó, responsável pelo funcionamento administrativo do local.

“A presença deste habitat vai trazer um diferencial muito significativo para Chapecó e para a região no futuro. Ter um ambiente dotado de empresas que buscam a inovação e de criatividade e o desempenho de empreendedores realizando ações entre eles e com toda comunidade trará soluções inovadoras para os problemas. Isso refletirá no movimento da economia, dinamizará os negócios e fará surgir novas startups em todos os setores”, frisou o reitor da Unochapecó, Claudio Alcides.

Seleção de empresas

O Centro de Inovação Tecnológico de Chapecó está com editais abertos para a instalação de empresas no ambiente da sede. A ação tem por objetivo selecionar propostas com projetos inovadores de alto impacto para o negócio e crescimento dos empreendimentos e também projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Para outras informações sobre os editais, o empreendedor deve fazer contato pelo email [email protected] ou no telefone (49) 3321-8382, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. O edital está disponível no link bit.ly/EditalCIChapeco.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008

Geral

Vivapark Porto Belo abre ponto de coleta de doações para as vítimas das chuvas no RS

Todos os itens arrecadados serão encaminhados à Defesa Civil, que será responsável por distribuí-los às comunidades mais afetadas pelas chuvas

Geral

Pesca da tainha é liberada em SC com restrições por modalidade

Pesca tradicional com canoas a remo é liberada, e outras modalidades seguem cronograma

Geral

Obra na 4ª Avenida interrompe abastecimento de água e interdita trânsito em BC

Serviço de interligação de rede da Emasa deve ser finalizado até 19h

Mais notícias

Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008