Um filhote de cervo fêmea, que recebeu o nome de “Bambi”, foi encontrado por moradores no Médio Vale do Itajaí. Ela pesa 2,6 kg e tem cerca de um mês de vida. Quando encontrado, o bichinho foi para uma clínica veterinária de Brusque para receber os primeiros cuidados.
O filhote foi encaminhado ao Hospital Escola Veterinário da Furb, em Blumenau, que possui convênio com a Polícia Militar Ambiental (PMA) e o município para atendimento de animais silvestres no dia 21 de janeiro. Ela continua no local e está em tratamento pelo Serviço de Atendimento aos Animais Silvestres de Blumenau (SAASBlu). Conforme o SAASBlu, Bambi foi resgatada na região de Doutor Pedrinho após ligação de moradores.
O professor de Medicina Veterinária da Furb, Júlio César de Souza Júnior, que coordena o SAASBlu, explica que esses animais são relativamente comuns na região do Vale do Itajaí, e estão ameaçados de extinção, principalmente por conta da caça. Apesar disso, Bambi não apresentava ferimentos quando foi resgatada.
— Ela chegou bem, sem machucados, mama leite cinco vezes por dia, e já come um pouco de vegetais — conta o veterinário.
Ele esclarece que por ser muito pequena ainda não é possível saber a espécie do animal, apenas um exame genético identificaria com precisão. Mas é provável que seja das espécies mazama bororo ou mazama nana, duas comuns na região.
Júlio César orienta que quem encontrar um animal como esses não deve tentar capturar ou alimentar. Deve-se prender os cães da residência e entrar em contato com a Polícia Militar Ambiental.
De acordo com o veterinário responsável, o animal é muito pequeno e isso faz com que a soltura à natureza seja arriscada, já que o filhote não teve nenhum aprendizado com os pais na floresta para alimentação e sobrevivência.
Bambi deve ser encaminhada primeiramente para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Florianópolis, que reintroduz animais silvestres no meio ambiente, onde será avaliado se ela tem condições de voltar para a natureza.
Caso o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), que gerencia o Cetas, considere que o filhote não pode voltar à natureza, há a possibilidade de ser encaminhado para o Núcleo de Pesquisa e Conservação de Cervídeos (Nupecce), onde é feito um trabalho de preservação da espécie.
Sediada em Barra Velha (SC), a empresa desenvolve soluções sustentáveis que ajudam a reduzir os impactos da poluição atmosférica na saúde, especialmente em grandes centros urbanos
Evento reunirá pesquisadores de mais de 15 países na Universidade Federal de Santa Catarina e abordará pautas de urgência global, entre elas a crise climática, a polarização política e ameaças à democracia
Grupo varejista nascido em Itajaí/SC e hoje presente em mais de 6 estados manteve o 7º lugar no ranking ABRAS 2025, que reúne os maiores supermercadistas do país; faturamento em um ano saltou de R$ 13 bilhões para R$ 15,3 bi
Somente no estado de Santa Catarina são mais de 1.200 vagas abertas nas 52 unidades de negócio do grupo, incluindo oportunidades nas lojas Fort Atacadista, Comper e Farmácia SempreFort; inscrições são válidas de 28 de abril a 3 de maio