keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

“Minha casinha” diz idoso de 95 anos que tentou salvar casa de incêndio com pote de sorvete

Casal de idosos morou na casa que pegou fogo por 60 anos

X
Siga-nos no google-news

A casa onde um casal de idosos morou por pelo menos 60 anos foi destruída por um incêndio na manhã de quarta-feira (24), na localidade de Urubuquara, em Garuva. Sebastião Silveira, de 95 anos, e Catarina Tomazini, 78, viram as chamas consumirem a residência em poucos minutos.

O casal estava sozinho na casa no momento em que o fogo teve início, na parte da frente da construção. Com exceção da lavandeira e a varanda feitas de concreto, a residência foi construída com madeiras por conhecidos de Sebastião na década de 1960. Foi ali em que ele criou, ao lado da esposa, os sete filhos que tiveram.

“Ela (Catarina) acorda cedo, às 7 horas, e já coloca comida no fogão à lenha. Eles não gostam muito de sair de casa, então a vidinha deles é ficar sentado na varanda e assistindo novela”, conta a nora, Marli Paschoal Silvério, de 44 anos.  Ela mora em uma casa que fica ao lado do casal e trabalha em uma empresa do outro lado da rua. A primeira pessoa a perceber a fumaça foi a filha de 13 anos de Marli, que foi acordada pelo cachorro da família. Ela saiu correndo até a casa dos avós e chamou os pais para ajudarem.

“ Ela foi até lá e viu meu sogro com um potinho de sorvete, enchendo com água na pia e jogando para apagar o fogo”, recorda.  Catarina saiu da casa em chamas, mas o marido resistiu em deixar todos os pertences para trás. “Minha casinha”, dizia ele com tristeza e indignação para a família. Sebastião foi convencido a deixar o local e saiu em segurança antes do imóvel ser consumido pelo fogo.

A nora acredita que o fogo tenha começado por um curto circuito na fiação, já que a instalação elétrica era antiga. No entanto, apenas um laudo dos bombeiros poderá atestar com segurança o que pode ter dado início ao incêndio.

Doações para a reconstrução

O casal está instalado provisoriamente na casa de Marli, que começou a organizar um cômodo nos fundos da residência para acolher os sogros. A nora conta que Sebastião tem Alzheimer e, de vez em quando, convida a esposa para voltar para casa.

A família agora pede ajuda para quem quiser fazer doações para a reconstrução da vida do casal de idosos. Apenas a geladeira, o fogão e um freezer foram resgatados em tempo da casa. Documentos, roupas e outros pertences foram perdidos. Quem quiser ajudar pode entrar em contato com Marli pelo telefone (47) 99281-8912.

Foto: Herison Schorr, Reprodução

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Segurança

Itapema envia primeira equipe para apoiar vítimas das enchentes no RS

A Guarda Municipal auxiliará no atendimento emergencial na cidade de Eldorado do Sul

Segurança

Trabalhador morre soterrado após desabamento de mina em SC

Três outros homens ficaram feridos, mas foram resgatados e passam bem

Segurança

Incêndio em pousada que matou 10 pessoas tem cinco mortos ainda não identificados

A tragédia que ocorreu na madrugada da última sexta-feira (26), em Porto Alegre, resultou em 10 mortos e 15 ferido

Segurança

Homem alega que alienígenas o mandaram atacar fórum de Itajaí

Durante o interrogatório, o homem relatou que cometeu os atos de vandalismo motivado por "vozes" alieníginas que o incitavam a realizar o ataque

Mais notícias

Economia

Festival de Fraldas: Fort Atacadista oferece descontos especiais em itens para bebês

Promoção é válida a partir do dia 6 de maio e segue até o próximo dia 19 em todas as unidades da rede

Segurança

Itapema envia primeira equipe para apoiar vítimas das enchentes no RS

A Guarda Municipal auxiliará no atendimento emergencial na cidade de Eldorado do Sul