keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Vereadores de Itapema requerem ao Governo do Estado revisão no ICMS de combustíveis

O Requerimento de n.º 20/2021, pede ao Chefe do Executivo Estadual que considere a redução da alíquota do ICMS seguindo a medida adotada pelo Governo Federal

X
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Siga-nos no google-news

O Vereador e Líder do Governo, Léo Cordeiro (MDB), apresentou Requerimento essa semana na Câmara de Itapema, solicitando à Casa Civil do Governo do Estado que reveja a alíquota do ICMS que incide sobre os combustíveis. O aumento dos preços para o consumidor final, com valores da gasolina superando os R$5 reais, e a recessão econômica em virtude da Pandemia, alertaram o vereador para o movimento de cobrança ao Governador Moisés.

O Requerimento de n.º 20/2021, pede ao Chefe do Executivo Estadual que considere a redução da alíquota do ICMS seguindo a medida adotada pelo Governo Federal. “O governo federal já sinalizou para a possibilidade de zerar o ICMS, mas também fez essa provocação aos estados para que apoiem essa decisão. Nós, como Casa Legislativa, estamos manifestando nosso apoio e pedindo a atenção do Governador ” – afirmou Léo Cordeiro.

Também apoiaram e assinaram como Co-autores desse Requerimento, o Presidente da Câmara, Carlos Alexandre Xepa (Progressistas), e os Vereadores  Beth Rocha (PSD), Eurico Osmari (PSD), Adriano Pivotto (Podemos), Huan Back (PSD), Jaison Simas (PSL), João da Farmácia (PSL), Raquel Josino (PSL), Nei da Van (PSDB), Wanderley Dias, PSD, Zulma Soza (Progressistas) e Jean do Dimar (MDB).

O ICMS em SC

O vereador Léo ressaltou que o ICMS – Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços, é cobrado como porcentagem sobre o preço final do combustível. A cada novo aumento nas refinarias, mudam os valores do ICMS e o combustível volta a subir nas bombas. Não se trata de um tributo fixo, como os de origem federal. O custo é todo repassado ao consumidor final.

Movimento em nível federal

Com o documento, o Vereador Léo Cordeiro requer que o governo de Santa Catarina siga as medidas adotadas pelo Governo Federal para disciplinar o ICMS.  Já tramita no Congresso um Projeto de Lei Complementar que altera a cobrança do ICMS sobre os combustíveis. Se aprovado na versão apresentada pelo governo, o ICMS sobre os combustíveis passará a ser cobrado dos produtores e importadores de combustíveis e lubrificantes e não mais no preço final ao consumidor.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Política

Prefeito e vice-prefeito de Porto Belo anunciam novo secretário de Agricultura

A pasta será assumida por Gilberto João Pedro, que já possui experiência na área, tendo atuado anteriormente como secretário

Política

Confira os prazos do calendário eleitoral de julho

Veja condutas e etapas permitidas e vedadas a partir deste mês para quem for disputar as eleições de 2024

Política

Morre o vereador de Florianópolis Gabrielzinho, aos 39 anos

Parlamentar estava internado na UTI desde o dia 11 de junho

Política

Alesc aprova “Junho Violeta” para conscientização sobre violência contra pessoas com deficiência

Até então, o projeto era dedicado exclusivamente às ações de prevenção da violência contra a pessoa idosa

Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Mais notícias

Geral

Chuvas provocam cancelamento de 10 voos no Aeroporto de Florianópolis

Passageiros são orientados a consultar status de voos com antecedência

Trânsito

Túnel do Morro do Boi terá interdições para obras de modernização

Os trabalhos incluem a instalação de novos componentes nos jatos ventiladores