keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

VÍDEO: Pecuarista leva susto ao encontrar bichos estranhos em propriedade de SC

Homem se deparou com três animais um tanto quanto inusitados e diferentes

X
Siga-nos no google-news

Ao chegar na propriedade localizada na linha Fuzil, interior de Flor do Sertão, no Oeste de Santa Catarina, o pecuarista e empresário Joracir Piroca, de 53 anos, levou um susto. Isso porque se deparou com três animais um tanto quanto inusitados e diferentes. “Eu nunca tinha visto, por isso me assustei”, disse. À primeira vista os animais pareciam com cachorros um pouco diferentes dos já conhecidos pelo pecuarista. “Quando me aproximei achei eles bem diferentes e pensei que não eram cachorros”, relatou.

Os animais tinham as orelhas pontudas e o rabo fino e comprido, parecido com o de ratões-do-banhado e a pelagem era curta e rala. O produtor rural se aproximou e até tentou chamá-los. De imediato eles não fugiram, mas também não chegaram mais perto.

No vídeo gravado é possível ver os animais andando em meio ao mato tranquilamente. “Foi a primeira vez que vi animais desse tipo na região. Por achá-los diferentes, filmei e registrei as fotos. O vídeo viralizou e chamou atenção”, contou.

De acordo com o biólogo Jackson Preuss, os animais flagrados no vídeo são silvestres. “Se trata de cachorros-do-mato pertencentes à espécie Cerdocyon thous. Eles estão com as características alteradas, principalmente na pelagem, porque estão acometidos por uma doença bem grave que é a sarna”, explicou.

Ele esclareceu que, provavelmente, eles tiveram contato com animais domésticos que tinham essa patogenia e passaram para os animais silvestres. “Já temos registros na literatura de outros canídeos que contraíram sarna, como é o caso do lobo guará, por exemplo”. O biólogo ressaltou que esses animais não devem ser mortos, uma vez que qualquer contato mais próximo apresenta perigo de zoonoses, mas eles também são protegidos por lei.

“Maltratar e matar qualquer animal silvestre se configura como crime. O adequado era que algum órgão ambiental, se conseguisse, recolhesse esses animais para o tratamento adequado e depois soltura no ambiente natural”, acrescentou.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Geral

Balneário Camboriú irá ‘adotar’ Cruzeiro do Sul, afetada pelas enchentes

A Prefeitura de BC organizou uma campanha solidária que enviou 811 toneladas de donativos ao RS

Geral

Apostador de Itajaí é um dos quatro catarinenses que acertaram cinco números da Mega-Sena

Ninguém acertou as seis dezenas e o prêmio principal acumulou para o próximo sorteio

Geral

Dono do Fort Atacadista, Grupo Pereira dobra as doações para o Troco Solidário em prol das vítimas das enchentes

A companhia dobrará o valor total arrecadado ao longo de todo o mês de maio com as doações nas mais de 100 lojas que integram o grupo varejista em 7 estados

Geral

Playing for Change lança “Merceditas” com Renato Borghetti em campanha de arrecadações para o RS

Gravação ocorreu em Barra do Ribeiro, uma das cidades afetadas pelas chuvas no estado. Campanha já enviou 22 toneladas de medicamentos ao Rio Grande do Sul

Geral

Itapema envia nova equipe para ajudar no atendimento à população do Rio Grande do Sul

Terceira equipe enviada está levando barco, viaturas e medicamentos

Mais notícias

Tempo

Chuvas podem ultrapassar 150mm no Vale do Itajaí

Meteorologistas preveem cenário crítico por conta da chuva para a região

Segurança

Polícia Civil de SC enfrenta crise de efetivo após anos sem concurso

Para mitigar essa situação, o governo estadual está promovendo um concurso público, atualmente na fase de avaliação física