keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Emasa encontra machado no esgoto durante limpeza de tubulação em BC

A manutenção da rede coletora é um trabalho rotineiro, necessário para a prevenção e saúde do sistema de esgotamento sanitário do município

X
Divulgação/Emasa
Siga-nos no google-news

O descarte incorreto de resíduos sólidos nas ruas e tubulações é o grande vilão para o funcionamento da rede coletora de esgoto. Esses materiais causam entupimentos, obstruções em poços de visita (PV) e o extravasamento de esgoto nas ruas, podendo até ocasionar o retorno dos efluentes para dentro das residências. Esses dejetos também podem dificultar e danificar o sistema de coleta e tratamento dos efluentes; além de prejudicar o meio ambiente e a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Para garantir o pleno funcionamento dos cerca de 97% de rede coletora implantados em Balneário Camboriú, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) executa a manutenção e limpeza preventiva da rede. De acordo com o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber, ao realizar as limpezas, observa-se uma grande quantidade de materiais dentro das tubulações. “São restos de materiais da construção civil, pedras, madeira, plásticos, latinhas, e ainda, papel higiênico, fio dental, absorventes, muito cabelo, cotonetes, fraldas, e pasmem, essa semana a equipe retirou um machado”, menciona Douglas, ressaltando que tudo isso ocasiona a obstrução do fluxo (entupimentos) e complicações pelo descarte de lixo na rede.

A manutenção da rede coletora é um trabalho rotineiro, necessário para a prevenção e saúde do sistema de esgotamento sanitário do município. Neste ano, de janeiro a abril cerca de 215 ruas entre Centro, Praia dos Amores, Ariribá, e Nova Esperança, receberam a limpeza preventiva na rede. O serviço passa anualmente por todos os bairros da cidade e é feito por meio dos poços de visita, que funcionam como um caminho para os técnicos realizarem as manutenções. Nesta semana, a equipe executa na Avenida Atlântica, entre as ruas 2000 e 2500.

A EMASA lembra que o bom funcionamento da rede coletora de esgoto também depende da contribuição e responsabilidade de cada cidadão. Todos os imóveis localizados em áreas contempladas pelo sistema de rede de esgoto do Município, devem estar ligados corretamente à rede externa e descartar os dejetos de forma correta, para que não causem obstrução e prejuízos à rede.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Geral

Pesca da tainha é liberada em SC com restrições por modalidade

Pesca tradicional com canoas a remo é liberada, e outras modalidades seguem cronograma

Geral

Obra na 4ª Avenida interrompe abastecimento de água e interdita trânsito em BC

Serviço de interligação de rede da Emasa deve ser finalizado até 19h

Geral

Calorão deve marcar o começo de maio em Santa Catarina

De acordo com a Epagri/Ciram, os termômetros devem ultrapassar os 30°C em quase todas as regiões do estado

Geral

De Santa Catarina para Goiás

"O Negócio da Moda" (ONDM), evento que nasceu em Santa Catarina em 2015, realiza primeira edição em Goiânia no próximo mês

Geral

Toalhas Atlântica recebe selo de ouro do Programa ABVTEX

O Programa, criado pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil, garante o cumprimento de práticas ligadas à responsabilidade social corporativa

Mais notícias

Geral

Pesca da tainha é liberada em SC com restrições por modalidade

Pesca tradicional com canoas a remo é liberada, e outras modalidades seguem cronograma

Mercado Imobiliário

Construtora aposta em lançamento com vista para paraíso intocado de Itapema

O West Park Urban Habitat oferece uma experiência única entre o mar e a natureza