No último domingo (25), mais uma baleira foi encontrada morta em Santa Catarina. O animal achado em Itapoá é o 30º a ser encontrado sem vida no Estado nesta temporada.
O Projeto de Monitoramento de Praias BS/Univille foi chamado para atender a ocorrência. O animal encontrado no domingo é uma baleia-jubarte macho de oito metros de comprimento, em avançado estágio de decomposição.
Há duas semanas, outro animal da mesma espécie foi encontrado morto na mesma cidade. Os dois animais apresentavam marcas de interação com rede de pesca, além de lixo no estômago.
A carcaça foi enterrada na praia onde ocorreu o encalhe, conforme orientações do Protocolo de Conduta para Encalhe de Mamíferos Aquáticos da REMANE (Rede de Encalhe de Mamíferos Aquáticos do Nordeste).Nessa operação, o PMP-BS/Univille contou com a parceria e apoio logístico da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, através da secretária Stéfanie Castilho de Aguiar e da Secretaria de Meio ambiente de Itapoá, através do secretário Rafael Brito Silveira .
Em todo o Brasil, conforme o Projeto Baleia Jubarte, 48 encalhes de baleia foram registrados no primeiro semestre, o que representa um triste recorde para o país. Só em julho, foram mais 26, representando, ao menos, 74 baleias mortas no litoral brasileiro.