keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Com folga nas pesquisas, esboço ministerial de Lula começa a tomar forma

Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

X
Reprodução
Siga-nos no google-news

Esboço ministerial

Ainda é muito cedo. Mas o cenário das pesquisas dá tanta tranquilidade a Lula da Silva que esboçam-se nas articulações os nomes de um eventual futuro Governo. O diplomata Celso Amorim será, de novo, chanceler. Caso Geraldo Alckmin se confirme como vice (pelo PSB ou PSD), poderá indicar nomes para a Educação (Gabriel Chalita, o cupido da aproximação), e para Ciência e Tecnologia – aérea na Era PT preferida dos dois partidos que duelam pela filiação do ex-tucano.

Aceno de paz

Lula ainda sonha, acredite, ter Ciro Gomes como ministro da Fazenda. Por isso não toca no tema e espera o adversário desistir da candidatura para propor a paz. O que, hoje, é improvável de acontecer.

Fusão

Para a Saúde, os nomes de ex-ministros estão sobre a mesa. Lula e dirigentes petistas têm falado em transformar a pasta em superministério com ampliação do Sistema Único de Saúde (SUS) e possível fusão de secretarias do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Veterano

O veterano José Sarney está sem mandato, não disputará mais nada, quer ver filhos e netos bem posicionados — e por isso a política não lhe sai da agenda. Com a missão de ajudar a filha Roseana a se eleger deputada federal, um neto ser eleito senador, e o filho Zequinha retomar posição de destaque em Brasília, o velho cacique está numa sinuca de bico.

Espólio

Arranjos locais podem lhe forçar a apoiar Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) no Maranhão e no Amapá — pelo qual foi eleito senador e onde não pisa há oito anos. Sarney tem espólio eleitoral e o telefone não para de tocar.

Portas fechadas

Vetado pelo PTB após críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao Centrão, o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, encontra portas fechadas na busca de uma legenda que banque sua candidatura ao governo de São Paulo. Até o nanico PMN sinalizou que não vai embarcar na aventura do olavista falastrão. 

Incitação ao crime

O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos em Saúde, Hélio Angotti Neto, que atribuiu eficácia à hidroxicloroquina no tratamento contra covid-19 e disse que vacinas não têm a mesma efetividade, figura na lista de indiciamentos da CPI da Covid. Foi enquadrado por incitação ao crime e epidemia com resultado morte.

Ação

O Ministério Público Militar (MPM) deu prosseguimento à ação aberta pelo deputado Elias Vaz (PSB-GO) para investigação de possíveis fraudes em licitações de alimentos para as Forças Armadas. O órgão encaminhou os dados à Procuradoria de Justiça Militar do Rio, onde foram apontadas as irregularidades.

Braços cruzados

Eletricitários de praticamente todas as subsidiárias da Eletrobras estão de braços cruzados por tempo indeterminado. Funcionários da Eletronorte, Eletrosul e Chesf também aderiram ao movimento grevista contra o aumento da contribuição dos trabalhadores no plano de saúde.

Luxo em alta

Segundo dados do Secovi-SP (Sindicato de Habitação), o mercado de imóveis de luxo teve uma alta expressiva em 2021, totalizando um crescimento de mais de 32%. Também há uma projeção de alta de 20% até 2023. Se a previsão se concretizar, o Brasil deve recuperar o posto de maior mercado de luxo da América Latina.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Política

Prefeito e vice-prefeito de Porto Belo anunciam novo secretário de Agricultura

A pasta será assumida por Gilberto João Pedro, que já possui experiência na área, tendo atuado anteriormente como secretário

Política

Confira os prazos do calendário eleitoral de julho

Veja condutas e etapas permitidas e vedadas a partir deste mês para quem for disputar as eleições de 2024

Política

Morre o vereador de Florianópolis Gabrielzinho, aos 39 anos

Parlamentar estava internado na UTI desde o dia 11 de junho

Política

Alesc aprova “Junho Violeta” para conscientização sobre violência contra pessoas com deficiência

Até então, o projeto era dedicado exclusivamente às ações de prevenção da violência contra a pessoa idosa

Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Mais notícias

Geral

Após reunião com governador, Azul analisa continuidade de voos no Aeroporto de Correia Pinto

Reunião com lideranças propõe soluções para evitar suspensão do Aeroporto Regional da Serra Catarinense em março

Negócios

Grupo Pereira conclui a aquisição da rede de supermercados Schmit

Rede de Santa Catarina com mais de 30 anos de atuação conta com sete lojas e um Centro de Distribuição