keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Partidos disputam filiação de Geraldo Alckmin, que pode ser vice na chapa com Lula

Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

X
NACHO DOCE/REUTERS
Siga-nos no google-news

Solidariedade cerca Alckmin 

Em meio à indefinição do ex-governador Geraldo Alckmin sobre qual partido irá se filiar, o Solidariedade intensifica as conversas e convites para que o ex-tucano ingresse na legenda e integre a chapa presidencial de Lula. Recente, Alckmin foi recebido por  dirigentes sindicais do partido: Miguel Torres, presidente da Força Sindical, João Batista Inoccentini, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Sérgio Luiz Leite, presidente da Federação dos Químicos de São Paulo. Após o encontro, o ex-governador reafirmou que pretende definir a legenda em março. 

Espera

À Coluna, o presidente nacional do Solidariedade, deputado Paulinho da Força, afirma que as conversas continuam: “Reafirmo o meu convite para que ele se filie para ser vice de Lula. Ele ainda não respondeu, mas aguardamos que seja positivo”.

Disputa 

Sobre a disputa com outras legendas pela filiação do ex-governador, Paulinho considera “normal, já que o Alckmin é um bom nome para compor chapa”. O deputado afirma ainda que o ex-tucano tem experiência política e administrativa: “Foi governador do maior estado do Brasil e é um grande político. Mas espero que escolha o Solidariedade”.

É briga

Encontro de Renan Calheiros, Renan Filho e Lula realizado na segunda-feira,31,  mascarou um conflito existente entre pai e filho: a escolha do suplente na chapa de Renanzinho, atual governador de Alagoas, na disputa para o Senado nas eleições deste ano.

Diploma

Renan Filho bateu o pé: decidiu indicar sua mulher, Renata Pires, para formar chapa. Renan Calheiros está contrariado. Gostaria que Renan Filho disponibilizasse a vaga de primeiro suplente a outra pessoa para compor com aliados. A filiação de Renata ao MDB, partido dos Renans, deve ocorrer nas próximas semanas.

Bunker 

Condenado por lavagem de dinheiro no caso do “bunker” repleto de malas com R$ 51 milhões, o ex-ministro Geddel Vieira Lima segue dando as cartas na política baiana.

Semiaberto

Em regime semiaberto desde setembro do ano passado, Geddel se mantém no comando do MDB do Estado e tem recebido visitas de caciques e emissários de partidos – como DEM e PT –  nos últimos dias.

Juras 

Movimentos que catalisaram a queda da ex-presidente Dilma Rousseff seguem alinhados com o ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro. Para selar o apoio do Vem Pra Rua, o pré-candidato do Podemos assinou termo de compromisso no qual jura que vai cumprir promessas relegadas por Bolsonaro, como o fim da reeleição.

Maioria

Denunciado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela Procuradoria-Geral da República por crime de homofobia, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, está encrencado. Oito  dos 11 ministros – da atual composição da Suprema Corte – votaram , em 2019, a favor da criminalização da LGBTfobia.

Incólume

O setor agropecuário passou incólume pela tesourada do presidente Jair Bolsonaro (PL) no orçamento para este ano. Há setores que terão até mais recursos. O Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), por exemplo, contará com mais de R$ 6 bilhões – 1,78% a mais que no ano passado.

Confiança 

Dados do “Monitor Global de Confiança”, da Ipsos, revelam que as empresas de tecnologia e do setor farmacêutico são as que mais despertam confiança entre os brasileiros, com 39% e 38% respectivamente. Ao todo, nove setores da economia foram avaliados no Brasil.

Estatuto

O Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG) aprovou Nota Técnica em que ressalta, com fundamento no artigo 14 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a obrigatoriedade da imunização contra o Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos. “A violação do direito à saúde de crianças deve ensejar a intervenção de todo o Sistema de Garantia de Direitos”, pontua a nota.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Política

Prefeito e vice-prefeito de Porto Belo anunciam novo secretário de Agricultura

A pasta será assumida por Gilberto João Pedro, que já possui experiência na área, tendo atuado anteriormente como secretário

Política

Confira os prazos do calendário eleitoral de julho

Veja condutas e etapas permitidas e vedadas a partir deste mês para quem for disputar as eleições de 2024

Política

Morre o vereador de Florianópolis Gabrielzinho, aos 39 anos

Parlamentar estava internado na UTI desde o dia 11 de junho

Política

Alesc aprova “Junho Violeta” para conscientização sobre violência contra pessoas com deficiência

Até então, o projeto era dedicado exclusivamente às ações de prevenção da violência contra a pessoa idosa

Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Mais notícias

Geral

Após reunião com governador, Azul analisa continuidade de voos no Aeroporto de Correia Pinto

Reunião com lideranças propõe soluções para evitar suspensão do Aeroporto Regional da Serra Catarinense em março

Negócios

Grupo Pereira conclui a aquisição da rede de supermercados Schmit

Rede de Santa Catarina com mais de 30 anos de atuação conta com sete lojas e um Centro de Distribuição