Um youtuber e empresário foi preso no Distrito Federal por lavagem de dinheiro e jogos de azar nesta segunda-feira (21). A Operação Huracán prendeu o youtuber de 4 milhões de seguidores e mais três pessoas por integrarem a associação criminosa interestadual.
O dinheiro era lavado através de empresas de fachada e “testas de ferro”. O líder do grupo, conhecido como Klebim, tem 1,4 milhão de seguidores apenas no Instagram. Ele se autodenomina como ” influencer de sonhadores”.
Nas redes sociais, Klebim fazia sorteios de forma ilegal. Os carros eram customizados e preparados com rodas e sons especiais. As rifas também eram anunciadas no site dfrifas.com.br.
“O dinheiro das rifas ilegais era lavado em empresas de fachada e depois utilizado na aquisição de veículos e propriedades de alto luxo. O ajuste criminoso era estável e capitaneado por ‘influenciadores digitais’, que arrastavam milhares de seguidores com o falso discurso de legalidade das rifas de veículos”, informou o Fernando Cocito, diretor da Delegacia da Receita Federal.
Ainda conforme as investigações, foram apreendidos veículos de luxo, como um Lamborghini Huracan e uma Ferrari 458 Spider, avaliados, cada um, em R$ 3 milhões. Além disso, R$ 10 milhões das contas dos investigados foram recolhidos.