keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Capacitação sobre HIV/AIDS é realizada pela Secretaria Municipal da Saúde de Itajaí

Evento teve como objetivo sensibilizar profissionais de saúde sobre o diagnóstico precoce do vírus e novas formas de prevenção

X
Siga-nos no google-news

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma capacitação sobre a importância do enfrentamento e a prevenção do HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação foi destinada a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e atendentes das unidades de saúde da cidade. As atividades encerraram nesta terça-feira (24) e contaram com a participação de 181 servidores. 

O objetivo da capacitação é atualizar e aprimorar os conhecimentos dos profissionais que atuam nas unidades de saúde do município, além de contribuir com as rotinas assistenciais, disseminar informações e qualificar o atendimento prestado à população.

A intenção do evento, que teve como tema “Epidemia do HIV: Onde Estamos?”, é também sensibilizar os servidores sobre seu papel no diagnóstico precoce do HIV/AIDS, por meio da oferta de testes rápidos, gratuitos e disponíveis nas unidades básicas, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município. 

No encontro, os profissionais receberam informações sobre os dados epidemiológicos do HIV de Itajaí e as novas formas de prevenção às ISTs, HIV/AIDS e Hepatites Virais. A atividade ainda promoveu discussões e reflexões com a apresentação de casos que tiveram diagnóstico tardio do vírus. Os palestrantes convidados para a capacitação foram: Eduarda Jardim, médica infectologista; Jamille Roepcke Cardoso, enfermeira do setor de IST/AIDS/HV de Itajaí; Letícia Ziggiotti de Oliveira, médica infectologista do Centro de Referência de Doenças Infecciosas de Itajaí (CEREDI); e Susana Lyra Castro, médica infectologista pediátrica do CEREDI. O evento foi organizado pela Vigilância Epidemiológica de Itajaí em conjunto com a Educação Permanente em Saúde. Todos os participantes receberam certificação em parceria com a Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi).

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Saúde

Brasil já tem mais de 4 milhões de casos de dengue registrados em 2024

Até agora, foram 4.127.571 casos prováveis notificados em todo o país nos primeiros quatro meses

Saúde

Primeiros casos de febre do oropouche são registrados em Botuverá

Três pessoas com idades entre 18 e 40 anos foram diagnosticadas com a doença

Saúde

Outono saudável: atacarejo oferece variedade de frutas, legumes e verduras frescas 

Rede Fort Atacadista abastece lojas com itens frescos todas as semanas

Mais notícias

Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008