Acolhida na Colônia em Urubici é o projeto de uma associação de agricultoras que proporcionam ao turista uma vivência na vida rural
Fonte: Divulgação
Quer curtir a serra de Santa Catarina, mas não é fã das temperaturas negativas e da geada? Não há solução melhor do que visitar a região no verão, quando o frio e os criativos bonecos de neve catarinenses dão lugar ao acolhedor clima de fim de ano.
É nessa temporada que Urubici abre as portas para a melhor fase da Acolhida na Colônia, uma associação de agricultores que, no município, reúne dezenas de famílias com o intuito de proporcionar ao turista uma autêntica vivência do campo.
Interessados em conhecer os principais pontos da rota podem dar uma passada na Secretaria de Turismo, onde é possível pegar um mapa e ficar por dentro do que está por vir.
O indicado é separar pelo menos cinco dias para desfrutar de tudo com calma. A rota não é fechada e pode ser feita de carro, bicicleta ou moto, sendo que a maioria das paradas é de fácil acesso.
Fonte: Divulgação
Cada propriedade tem a sua identidade – e a proposta é justamente levar o visitante a conhecer o dia a dia do agricultor. Algumas paradas são focadas no turismo pedagógico, com oficinas de alimentação, passeios de charrete, atividades com animais e opções de lazer, como tirolesa.
Natureza e mesa fartas
Há também alternativas para os cicloturistas, trilhas ecológicas, pesca de trutas e opções de “colha e pague”. A proposta é realmente promover o turismo de experiência. Para isso, o turista deve entrar em contato com as propriedades para checar a disponibilidade na ocasião.
No verão, especificamente, o visitante pode aproveitar para tomar banho no rio e curtir longas caminhadas ao ar livre, inclusive com trilhas passando dentro dos rios, com mais facilidade.
O melhor da gastronomia da região tem grande presença para quem vai à Acolhida na Serra. Além do café na colônia, a culinária de Urubici esquenta com o tradicional entrevero de pinhão, a rosca de coalhada, paçoca e a disputada bijajica, uma rosca frita doce.
Karoline Moura é formada em Design pela PUC PR, Social Media e Copywriting de ecoturismo, atua tanto em empresas de viagens e turismo, como editora no portal ClicSC.
Somente no estado de Santa Catarina são mais de 1.200 vagas abertas nas 52 unidades de negócio do grupo, incluindo oportunidades nas lojas Fort Atacadista, Comper e Farmácia SempreFort; inscrições são válidas de 28 de abril a 3 de maio