Uma nova portaria no Diário Oficial da União (DOU) dá o prazo de mais 30 dias para implantação de uma terceira faixa no acostamento da BR-101 Norte, em trechos identificados como gargalos pela Polícia Rodoviária Federal. No entanto, as cidades de Balneário Camboriú e Itajaí, previamente inclusas na ação, ficarão de fora.
No lugar entra a cidade de Navegantes, no entroncamento da BR-470 com a BR-101. No local há grande tráfego de caminhões-contêineres.
A liberação do acostamento como terceira faixa ocorrerá num trecho de 700 metros, do km 111,4 ao km 112,1, no sentido Sul. Vai desde a entrada da BR-470 na BR-101, passando pela ponte sobre o rio Itajaí-Açu, até a primeira saída após a ponte.
A Arteris Litoral Sul, concessionária que administra a rodovia, avaliou que em Itajaí e Balneário Camboriú, os trechos precisavam de infraestrutura mais adequada para suportar o tráfego pesado e serão tratados futuramente.
Já o trecho em São José, do km 203 ao 203,8, sentido Sul, foi mantido inalterado. Mesmo com a mudança de datas, a abertura da terceira faixa deve ocorrer antes do início da temporada de verão.